[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de contribuir com a melhoria contínua do atendimento nos serviços de saúde, membros do programa ‘Compromisso com a Qualidade Hospitalar’ (CQH) visitaram a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) na última segunda-feira, 28, para traçar uma avaliação do trabalho desenvolvido na unidade.

O CQH irá desenvolver um roteiro a ser apresentado à equipe da maternidade por consultores do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag). O programa representa um modelo de gestão desenvolvido segundo o Prêmio Nacional de Gestão de Saúde, que através de uma metodologia específica visa diagnosticar e estimular pontos positivos e apontar pontos a serem melhorados nas unidades avaliadas. A MNSL receberá, durante dois anos, visitas periódicas do CQH, delimitando um prazo para as implantações práticas dos quesitos avaliados.

“O CQH faz uma avaliação e apresenta um relatório que irá ser apresentado por nós ao comitê formado por coordenadores e gerentes da MNSL. A partir desta avaliação iremos trabalhar diante dos pontos apontados e auxiliar no desenvolvimento de mudanças necessárias para melhoria da qualidade”, explicou o consultor da Cealag, Giovanni di Sarno.

Na reunião do comitê com os consultores do CQH, além dos membros da MNSL, estiveram presentes representantes da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e da secretaria de Estado da Saúde (SES). Para o secretário adjunto de Estado da Saúde, Jorge Viana, a mobilização de todos diante deste objetivo demonstra a importância da busca por qualidade. “Qualidade é um trabalho continuado, que envolve a participação de todos. Qualidade não tem fim, pois é uma busca constante”, frisou Giovanni.

Para a superintendente da maternidade, Carline Rabelo, a conquista de um selo de qualidade, representa uma vitória para toda a equipe da unidade hospitalar, uma vez que avalia o trabalho de todos que compõe a instituição. “Esperamos que a partir desta avaliação possamos prestar um atendimento ainda melhor ao público. Mas isso só será possível com a ajuda de todos, pois sem um bom trabalho de equipe nada se alcança”, ressaltou.

Cealag

O Cealag é uma associação sem fins lucrativos – tecnicamente vinculada ao Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) – que tem como um dos principais objetivos colaborar com órgãos educacionais, Universidades e  Instituições Públicas e Privadas, em programas de desenvolvimento, ensino, assessoria e pesquisa no campo de Medicina Social.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.