[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A partir de sábado, começa a funcionar o serviço obstétrico no Hospital José Franco Sobrinho, em Nossa Senhora do Socorro. São 18 leitos, uma sala de parto e um centro cirúrgico para procedimentos obstétricos, o que inclui as cesarianas.

“Esse novo serviço vai viabilizar, inicialmente, cerca de 300 partos por mês e faz parte do pacote de medidas para garantir e melhorar o atendimento às gestantes. Quando assumimos, encontramos uma situação dramática na UTIn da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, com cobrança da imprensa e do Ministério Público. Desde que chegamos, estamos trabalhando para regularizar esse cenário e, de lá pra cá, adotamos várias medidas de melhoria, a exemplo da contratação de 20 novos leitos neonatais e dessa obra que retomamos e estaremos ofertando o serviço a partir de sábado”, explicou o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.

Para ofertar o serviço, o Hospital vai contar com uma equipe completa e escala de obstetras, neonatologistas e anestesistas. “Na parte de recursos humanos, a escala da obstetrícia já está completa. Vamos ter dois médicos obstetras, um neonatologista e um anestesiologista por plantão, apenas na ala maternidade”, informou a superintendente do Hospital Regional de Socorro, Genisete Pereira.

Na parte onde irá funcionar o novo serviço, a fase é de limpeza e arrumação. “Os equipamentos já foram testados, os recursos humanos já estão contratados e as escalas formadas. Essa abertura contribui imensamente para a redução da sobrecarga nas maternidades da rede e possibilita a melhora do tempo resposta no atendimento às gestantes no Estado”, informou João dos Santos Lima Junior, diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde.

Depois da abertura da maternidade, a meta é trabalhar para colocar em atividade outras três salas do centro cirúrgico do hospital, que já estão prontas e em fase de contratação, treinamento e montagem de escalas.

Superlotação sob controle

O conjunto de medidas adotadas pela gestão tem garantido o controle na superlotação de UTI Neonatal. Atualmente,  dos 59 leitos neonatais, 50 estão ocupados. Dos leitos vagos, 5 são de UTI Neonatal e 4 na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal.

A contratação de 20 novos leitos neonatais foi uma medida decisiva da gestão para o controle da lotação da UTIn na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. No início do mês, a Maternidade iniciou a transferência dos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal para a Maternidade Santa Isabel.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.