Matadouro entregue em Cedro dinamizará comércio na região
Uma atividade tradicional da região Norte do estado que é reconhecida por todos os sergipanos, e até em outros estados, recebeu um incentivo estratégico do Governo do Estado nesta sexta-feira, 6. O governador Marcelo Déda entregou oficialmente a reforma do matadouro de Cedro de São João, a 106 km da capital. A partir de um investimento de R$ 942 mil, a estrutura foi completamente reformada recebendo, inclusive, um moderno sistema de tratamento de efluentes.
O matadouro estava com o seu funcionamento interrompido há 12 anos, proporcionando imensos prejuízos a todo o comércio da região. Além de todo o benefício econômico para o local, o matadouro emprega diretamente cerca de 60 funcionários e aproximadamente 300 trabalhadores indiretos.
“Esta obra tem um reflexo imenso na economia da região. Cedro é reconhecido no nordeste inteiro pela qualidade da sua carne de sol, e a atividade de abate no município é uma das mais relevantes de Sergipe”, afirmou o governador Marcelo Déda.
Ainda segundo o governador, a partir da inauguração do novo matadouro, o município recebe um estímulo para ficar cada vez mais forte. “O que estamos fazendo hoje é entregar uma obra que há muito tempo e por vários problemas não tinha sido concluída, e é uma reivindicação antiga da população. Agora esta atividade será realizada com qualidade, segurança sanitária, fazendo com que a carne de sol do Cedro volte a ser a referência que sempre foi, gerando empregos e renda”, enfatizou o governador.
Estrutura
Além da restruturação física de toda a unidade, incluindo prédio central, salgadeiras, casa de ossos, curral e administração, e a instalação de novos equipamentos para o processamento da carne, o matadouro tsmbém contou com um investimento superior a R$ 400 mil para a construção de um moderno sistema de tratamento de efluentes.
O sistema, que torna o matadouro público um dos mais moderno de Sergipe e o segundo adequado às normas sanitárias (juntamente com o da cidade de Canindé de São Francisco), conta também com sedimentadores primário e secundário, três reatores biológicos e leito de secagem para permitir que os dejetos do processamento da carne (como sangue e fezes) não poluam os mananciais da região.
Conquista
Segundo o prefeito de Cedro, Jailton Rocha, a inauguração do matadouro é um momento histórico para o município. “Aguardamos ansiosamente quase 12 anos por este momento. A partir de agora, vamos buscar recuperar a importância que esta atividade tem para toda a região. Já chegamos a abater 600 bois por semana. Ultimamente, estávamos abatendo cerca de 300 bois por mês, o que será dinamizado nos próximos 30 dias, quando já pretendemos alcançar a marca de 400 bois/mês”, afirmou o prefeito.
Jailton Rocha também agradeceu ao governador pelo elenco de obras no município citando a construção de casas populares, a instalação da clínica de saúde da família, a pavimantação de ruas, a reforma do mercado municipal, dentre outras obras.
Para o marchante Juraci Ramos Rocha, que comercializa carne há mais de 20 anos, esta é uma conquista de extrema importância para todos os envolvidos com a atividade. “Estávamos sofrendo há muito tempo com o matadouro fechado. A queda no comércio da carne foi em torno de 50% por conta da interdição no matadouro. Agora, com a reabertura, vamos restaurar a credibilidade da carne do Cedro que vinha sofrendo devido à desconfiança dos consumidores quanto às condições de abate”, avaliou o comerciante.
Participaram do ato diversas lideranças, prefeitos e parlamentares da região, além de secretários de Estado, secretários municipais e pessoas envolvidas direta e indiretamente com a atividade de abate.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Matadouro entregue em Cedro dinamizará comércio na região – O prefeito de Cedro
- Jailton Rocha