Marinha e SSP discutem medidas de patrulhamento fluvial
O comandante da Capitania dos Portos de Sergipe, Mauro José Rocha, e o capitão de fragata, Vanlei Monteiro Lopes discutiram nesta terça-feira, 24, com o secretário da Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, normas para a aplicação do patrulhamento fluvial em Sergipe. O ponto base para a fiscalização fluvial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) deverá funcionar no Terminal Hidroviário de Aracaju, no Centro da cidade.
Na reunião foi delimitada a atuação das embarcações na região fluvial e na costa marítima sergipana. A expectativa do secretário Kércio Pinto é de que até o fim deste ano seja inaugurado o posto para patrulhamento fluvial. Os trabalhos serão intensificados principalmente em rios utilizados por assaltantes para transportar cargas furtadas e roubados, como os o Sergipe e do Sal. "Identificamos esse problema e incluímos dentro do planejamento estratégico essa proposta com o objetivo de coibir a ação de marginais", analisou Kércio.
No encontro, os oficiais da Marinha orientaram os gestores da SSP sobre as embarcações que poderão ser compradas pelo Estado com o objetivo de patrulhar os principais rios de Sergipe, muitos deles utilizados como rota de fuga de assaltantes que agem em cidades do interior de Sergipe. Também ficou definido que nos próximos meses será realizado um curso de capacitação envolvendo 25 integrantes da SSP. Policiais civis e militares e bombeiros receberão de técnicos da Marinha, na própria sede da Capitania dos Portos, conhecimentos necessários ao policiamento nos rios de Sergipe, evitando assim, a expansão da criminalidade também pelas vias fluviais.
Segundo o capitão de fragata Vanlei Monteiro, que substitui nesta sexta-feira, 24, o capitão Mauro José da Rocha no comando da Capitania dos Portos, a orientação repassada pela Marinha é que a SSP adquira embarcações leves, com alta velocidade e casco de alumínio. "Já que, inicialmente, a Secretaria não vai atuar em alto mar, não é necessário comprar uma embarcação com cabine. Uma de menor porte e com revestimento no casco de alumínio é fundamental para rios assoreados como os encontrados em Sergipe", analisou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Marinha e SSP discutem medidas de patrulhamento fluvial – Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP