[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Após conhecer a área de extração de potássio, que será explorada pela empresa canadense Rio Verde Minerals, o governador Marcelo Déda fez uma visita técnica à barragem do rio Poxim, no município de São Cristóvão. Realizada através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra está orçada em R$ 115 milhões (R$ 15 milhões de recursos estaduais) e será responsável por elevar o fluxo de água no rio dos atuais 580 litros por segundo para 1.200 litros, garantindo o fim dos problemas no abastecimento de água na Grande Aracaju durante os próximos 20 anos.

Confira o áudio das declarações do governador abaixo:

“Esta é uma das obras estruturantes mais importantes de Sergipe. Quando essa barragem for inaugurada, nós teremos resolvido o problema de abastecimento de água de Aracaju e da Grande Aracaju. Com isso, o perigo de racionamento vai ser afastado do cotidiano dos aracajuanos”, declarou o governador.

Com capacidade de armazenamento de 40 milhões de m³, a Barragem entrará em operação em março do próximo ano. Seu funcionamento ampliará o aproveitamento da água que circula diariamente na bacia do Rio Poxim, responsável por cerca de 30% do fornecimento para a Grande Aracaju, já que acumulará água durante os períodos chuvosos e de maior vazão do Rio. Esse excedente completará a vazão do rio Poxim na estação seguinte.

“A Barragem está com suas obras de engenharia praticamente concluídas, estamos fazendo os últimos retoques. Em parceria com a Chesf, estamos retirando torres de transmissão da área que será inundada e finalizando o processo de redução da vegetação, com a orientação da Adema, do Ibama e de órgãos ambientais. Junto com o  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), estamos fazendo um apanhado dos registros arqueológicos dessa área. Depois que esse levantamento for feito, o lago será inundado. Presumimos que a partir de março, a Barragem estará fechada e começaremos a armazenar água. Ao longo desse inverno começaremos a encher a barragem com um armazenamento que resolverá os problemas de abastecimento da Grande Aracaju”, disse Marcelo Déda.

Estrutura

A obra tem 1,35 quilômetros de comprimento, sendo 5 km² de lago, 25 metros de altura e 14m de profundidade. A edificação da estrutura já está concluída, faltando apenas a complementação do desmatamento e alguns condicionamentos da licença ambiental para o replantio de mudas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.