Marcelo Déda faz reunião com o secretariado
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, reuniu na manhã desta sexta-feira, 8, todo o seu secretariado em uma reunião no Palácio dos Despachos. O objetivo foi iniciar uma avaliação dos primeiros seis meses de gestão e deflagrar o início do processo de aceleração do ritmo do Governo do Estado. Durante a reunião, foram apresentados os números da pesquisa Ibope encomendada pelo Governo do Estado, que faz um retrato da gestão e ratifica a confiança no Governo e na liderança do governador Marcelo Déda. A pesquisa foi avaliada como muito positiva pelo governador, que destacou a generosidade do povo sergipano em entender que o novo governo herdou uma pesada herança da gestão passada.
O governador cobrou envolvimento, integração e unidade política e administrativa do secretariado e afirmou que todos estão sob avaliação. Os secretários foram orientados a produzir políticas que dêem respostas à população. Déda ressaltou que o ‘livro de cabeceira’ dos secretários deve ser o planejamento estratégico do Governo do Estado e que vai acompanhar, pessoalmente, os projetos de cada pasta e seus resultados.
Déda disse ainda que, do mesmo jeito que é cobrado pelo povo, vai cobrar de seus secretários. Segundo o governador, quanto mais eficiente for o secretário, mais estabilidade ele terá. Marcelo Déda vai iniciar uma série de visitas aos órgãos da administração e discutir cada plano de ação nas sedes das secretarias. "A nossa missão é produzir os resultados e as mudanças que os sergipanos esperam. E nós vamos produzir", afirmou o governador.
Pesquisa
A pesquisa feita pelo Ibope foi considerada positiva pelo governador. Para Marcelo Déda, ela mostra a generosidade das pessoas em entender a situação herdada pelo atual governo, mas também deixa claro que é necessário acelerar o ritmo e apresentar resultados para a população.
Segundo o Ibope, a aprovação da forma como o governador vem administrando o Estado é de 61%, contra 29% de desaprovação. A confiança em Marcelo Déda é de 62%, mesmo índice dos que acreditam que o Estado de Sergipe está indo no caminho certo.
Ainda de acordo com a pesquisa, 38% dos entrevistados classificaram a administração de Marcelo Déda como ótima ou boa, 35% como regular e 21% como ruim ou péssima. A nota média do Governo do Estado é de 6,3, sendo que 18%, o maior percentual, deu nota 10. Por fim, 75% dos entrevistados disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a vida que estão levando atualmente e 24% se disseram insatisfeitos ou muito insatisfeitos.
Planejamento
Durante a reunião, o governador Marcelo Déda fez um relato da audiência que teve na última quarta-feira com os técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O governador confirmou as metas estabelecidas pelo programa de ajuste fiscal e disse aos secretários que não relaxará nas exigências com relação ao controle de gastos e na redução das despesas.
O governador também determinou que todos os secretários reúnam elementos para a organização de um seminário de gestão. Eles vão fazer um diagnóstico de suas áreas, os trabalhos já realizados e os cinco projetos principais que serão implementados em cada pasta, definidos nos seminários internos de planejamento. O objetivo é organizar as ações e iniciar o processo de apresentação de resultados para a população.
Já as secretarias de Planejamento e da Fazenda vão apresentar um cronograma físico-financeiro do Estado. A intenção é iniciar, nas próximas semanas, a apresentação dos planos de investimentos nas diversas áreas. O governador deixou claro que a prioridade é o Plano Prioritário de Investimentos na Segurança Pública, que vai ser elaborado com base no planejamento estratégico da Secretaria de Segurança Pública (SSP) até 2010. Na última terça-feira, a cúpula da SSP apresentou ao governador os projetos, entre eles o de Gestão Integrada de Segurança Pública, que prevê, pela primeira vez no Estado, o trabalho integrado das polícias Civil, Militar e técnica.
Combate à corrupção
O governador também deixou claro na reunião com os secretários que não vai tolerar a corrupção. Segundo Marcelo Déda, os mecanismos de controle interno, como a Controladoria Geral do Estado, serão fortalecidos, do ponto de vista de modernização tecnológica, para evitar a corrupção. Ações serão incrementadas para fazer da transparência uma das marcas do Governo do Estado.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Marcelo Déda faz reunião com o secretariado – Foto: Janaína Santos/ASN