[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Educação e qualificação profissional. Esses são os pilares do programa Enter Jovem Plus, que na manhã desta quarta-feira, 25, formou 600 jovens da rede pública de ensino de Sergipe. O governador Marcelo Déda participou de solenidade de certificação, realizada no Centro de Convenções, em Aracaju.

Desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), em parceria com o Governo dos Estados Unidos, por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), o Enter Jovem Plus já qualificou mais de 1000 jovens sergipanos em 13 municípios. Destes, cerca de 40% estão inseridos no mercado de trabalho, em cursos profissionalizantes ou de nível superior.

“Esta é uma grande iniciativa do Governo do Estado com a Usaid, porque promove a igualdade social. Através desse programa, jovens fazem curso de inglês, de informática, recebem lições de empregabilidade, adquirem embasamento para disputarem emprego no mercado de trabalho. Nosso governo trabalha para combater a miséria e só se combate a miséria gerando emprego e dando oportunidades. Sergipe vem crescendo economicamente, geramos mais de 11 mil empregos em 2011, novas empresas estão se instalando aqui e precisamos formar profissionais competentes. Além desse Programa, temos outros cursos profissionalizantes, realizados pela Setrab, temos também  o Pro-Jovem  e o Pre-Seed, o qual fortalece o ensino da escola pública e melhora as condições de disputa do aluno da rede pública no vestibular da Universidade Federal de Sergipe”, discursou o governador.

O secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Freitas, valoriza a iniciativa do Governo do Estado de investir em ações focadas na empregabilidade e acredita na continuidade do programa, que apresenta como diferencial o ensino da língua inglesa além da qualificação profissional. “O Enter Jovem Plus oferece aos jovens em desvantagem econômica e social uma formação ampla, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho. Nosso objetivo é dar continuidade a este Programa implementando as ações focadas na empregabilidade”, disse Freitas.

A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, ressaltou que o trabalho desenvolvido pelo Governo na formação profissional, inclusive através do programa Novos Rumos, é fundamental dentro das ações do plano Sergipe Mais Justo para erradicar a extrema pobreza. “Nós, que integramos o Governo de Sergipe, nos  esforçamos para construir um Estado cada vez melhor para a juventude sergipana. Essa certificação de hoje é apenas mais um passo que esses jovens deram para construir um horizonte de oportunidades. Com o Enter Jovem eles tiveram a chance de receber uma qualificação profissional importante para o currículo. A juventude precisa entender que pode mudar a realidade em que vive e nós estamos abrindo portas”, afirmou.

Com carga horária de 20 horas semanais e duração de seis meses, o curso trabalha as disciplinas inglês, tecnologia e empregabilidade. Atualmente, o Programa tem parceria com mais de 100 empregadores no estado, entre supermercados, hospitais, clínicas e lojas comerciais. O professor de inglês Ruam Marcell Ferreira Costa explicou que além de qualificação profissional, o Programa oferece formação social. “Trabalhamos com jovens em situação de vulnerabilidade social. Estes alunos chegam desmotivados, sem perspectiva de crescimento. Nosso primeiro trabalho é desconstruir a imagem negativa que eles têm deles mesmos, depois mostramos como eles são capazes e como o trabalho deles pode ser importante para a empresa ou órgão contratante. Concomitantemente, trabalhamos as disciplinas. O Enter Jovem Plus é uma ação que muda não só a formação escolar, mas o comportamento e a perspectiva de vida desses meninos”, declarou.

Educadora do Instituto Amigos da Comunidade, em Simão Dias, Ana Paula dos Santos, 20 anos, endossa a opinião de Ruam. Aluna do Enter Jovem Plus em 2009, Ana trabalha na execução do Programa em seu município. “Quando ingressei no curso, novas oportunidades surgiram. Hoje, sou educadora do Projeto e posso passar para outros jovens o que aprendi”, disse.

A trajetória de Ana Paula foi ressaltada por Marcelo Déda em seu discurso. “Ana Paula foi a oradora de sua turma há três anos e hoje ela faz parte da equipe do Enter Jovens. O fundamental é que vocês percebam que esse é o primeiro passo e que podem alcançar qualquer colocação no mercado de trabalho. Basta ter disciplina e disposição”.

Presenças

Acompanharam a solenidade os secretários de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino; da Agricultura, José Sobral; do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Zeca da Silva; o diretor da Usaid, Lawrence Hardy e o representante da Central Única dos Trabalhadores, Roberto Silva.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.