Marcelo Déda é diplomado pelo TRE como governador reeleito
Reeleito no primeiro turno das eleições realizadas no último mês de outubro, o governador Marcelo Déda foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) na noite desta quinta-feira, 16, em solenidade realizada no Teatro Tobias Barreto. Na mesma oportunidade, o certificado da vitória nas urnas também foi entregue ao vice-governador eleito, Jackson Barreto e aos dois senadores, oito deputados federais e 24 deputados estaduais escolhidos pelos sergipanos.
Atestado como a melhor opção por 537.223 eleitores, o governador se disse honrado pela confiança da população que mais uma vez lhe deu a oportunidade de conduzir os destinos de Sergipe. “Me encontro aqui com muita felicidade, com muita gratidão, mas também com muita responsabilidade, porque a única forma de agradecer à confiança, de agradecer ao apoio, de agradecer à vontade política do povo de Sergipe é dar continuidade ao nosso trabalho, inovando, trazendo novas realizações, novos investimentos que transformem esse Estado e melhorem a vida de nosso povo”, ressaltou o governador.
Segundo ele, o trabalho realizado nos últimos quatro anos lhe dá a convicção de que seu segundo mandato será ainda mais proveitoso. “Vemos que há condições de resolver o que não foi resolvido e de aproveitar o alicerce que já foi construído para fazer novas atividades, realizar novos investimentos, para consolidar um processo de desenvolvimento”, afirmou Déda, exemplificando com uma notícia que tomou conhecimento horas antes da solenidade: “Li que Sergipe já gerou, em 2010, 25 mil empregos. É um recorde, fruto da nossa política de desenvolvimento industrial”.
Sobre os profissionais que ficarão responsáveis por cada uma das pastas que compõem o Governo, Déda assegurou que as mudanças que ocorrerem serão fundamentadas num ideal de evolução dos serviços prestados. “É bom lembrar que o Governo que eu lidero foi reeleito. Isso significa que o trabalho do governador e de seus assessores foi aprovado. Claro que nem tudo está 100%, tem lugares que precisam melhorar, tem ações que precisam ser realizadas e há novas iniciativas que precisam ser tomadas. Por isso que haverá algumas mudanças e algumas alterações, mas serão mudanças para ganhar mais eficiência, para cumprir com mais zelo aquela tarefa que o povo de Sergipe me confiou”, concluiu o governador.
Já o atual deputado federal e futuro vice-governador, Jackson Barreto, destacou que pretende utilizar todo o conhecimento que adquiriu ao longo de sua extensa trajetória na vida pública para contribuir de forma decisiva com a próxima gestão. “O objetivo é colaborar com o governador, compreendendo os limites da vice-governadoria, dar as minhas sugestões e trabalhar de forma organizada para mantermos esse projeto sob a liderança de Marcelo Déda”, observou Jackson.
Diante de um auditório repleto de autoridades locais, familiares dos políticos eleitos e militantes partidários, a solenidade foi presidida pelo presidente do TRE, desembargador Luiz Mendonça, que exaltou o trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral. “Praticamente encerra-se hoje a nossa parte principal, com a conclusão e a diplomação de todos os eleitos. Todos os recursos foram resolvidos, as prestações de contas de todos já foram julgadas, então todos estão aptos para serem diplomados e nosso sentimento é de dever cumprido”, colocou Mendonça, fazendo votos para que os líderes eleitos correspondam às expectativas do povo.
É por meio da diplomação que a Justiça Eleitoral atesta a vitória nas urnas dos eleitos. A partir daí, os diplomados se acham aptos para tomar posse. Os candidatos eleitos devem cumprir os requisitos exigidos pela legislação, como a aprovação das contas de campanha. Terminada a cerimônia de diplomação, começam a contar os prazos para que sejam apresentados eventuais recursos contra a eleição dos diplomados.
Diplomados
Além do governador, do vice e dos dois primeiros suplentes por coligação, foram diplomados eleitos os senadores Antônio Carlos Valadares e Eduardo Amorim; os deputados federais Rogério Carvalho, Mendonça Prado, Valadares Filho, André Moura, Laércio Oliveira, Almeida Lima, Pastor Heleno e Márcio Macedo; e os deputados estaduais Adelson Barreto, Capitão Samuel, Jeferson Andrade, Maria Mendonça, Luiz Mitidieri, João Daniel, Susana Azevedo, Venâncio Fonseca, Conceição Vieira, Garibalde Mendonça, Dra. Angélica, Zé Franco, Augusto Bezerra, Zeca Silva, Arnaldo Bispo, Goretti Reis, Paulinho da Varzinhas Filho, Zezinho Guimarães, Francisco Gualberto, Pastor Antônio, Ana Lúcia, Gustinho Ribeiro, Dr. Gilson Andrade e Mundinho.
Presenças
Em meio às autoridades presentes estavam o vice-governador do Estado, Belivaldo Chagas; a vice-presidente do TRE, desembargadora Suzana Carvalho; o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Roberto Porto; o procurador Regional Eleitoral (PRE) em Sergipe, Ruy Nestor Bastos Mello; o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Reinaldo Moura; o procurador-geral do Ministério Público do Estado, Orlando Rochadel e o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Emmanuel Nascimento.
- Marcelo Déda é diplomado pelo TRE como governador reeleito – Foto: Marco Vieira/ASN