Marcelo Déda destaca a presença de Aracaju em eventos internacionais
“Sem dúvida nenhuma, os governos locais convivendo diretamente com as suas comunidades reúnem todas as condições de ouvir as opiniões das populações e através desses contatos podem integrar as discussões sobre a paz e o desenvolvimento do mundo”, observou o prefeito Marcelo Déda, que durante os eventos em Paris e Barcelona se encontrou com diversas autoridades e fez contatos com organismos internacionais como a Habitat-ONU que cuida da moradia e da regularização da terra urbana em todo o mundo.
Entre as autoridades com as quais o prefeito Marcelo Déda conversou, destacam-se os prefeitos de Buenos Aires, Aníbal Ibarra, e o de Barcelona, Joan Clos. Houve, ainda, encontros com autoridades de países de língua português – Angola e Portugal. Com o secretário de Assuntos Federativos do Brasil, Vicente Trevas, o prefeito de Aracaju participou de um almoço-trabalho para discutir a cooperação entre cidades da Espanha e do Brasil. O encontro envolveu representantes da política de relações internacionais da Deputación de Barcelona, que reúne municípios da região metropolitana de Barcelona.
Ficou acertado ao final do encontro que prefeitos brasileiros visitarão a região metropolitana de Barcelona para participar de um seminário sobre administração pública e conhecer intervenções urbanas e políticas sociais ali executadas. Marcelo Déda informou que a idéia da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade da qual é o coordenador geral, é possibilitar o intercâmbio e experiência entre as cidades espanholas e brasileiras.
“Do mesmo modo que aprendemos com eles, especialmente questões relacionadas à política urbana, eles estão ansiosos para conhecer os avanços obtidos pelas cidades brasileiras governadas pela esquerda no campo da descentralização administrativa e participação popular”, apontou o prefeito Marcelo Déda, que nos encontros com as autoridades estrangeiras entregou material produzido pela Prefeitura de Aracaju – revistas, relatórios e CD room – e divulgou as riquezas turísticas de Aracaju. “É fundamental divulgar a cidade e ocupar os espaços”, estimulou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Marcelo Déda destaca a presença de Aracaju em eventos internacionais – Rosa Aguilar (Córdoba)
- Patrick Braouzec (SaintDenis)
- Déda e Stefan Hulman (Roterdã)