Marcelo Déda apresenta a Bill Gates o projeto Sergipe Digital
O chairman e fundador da Microsoft, Bill Gates, em encontro com o governador Marcelo Déda nesta sexta-feira, 4, considerou "muito interessante" o projeto Sergipe Digital, que pretende trazer inovação tecnológica, promover a inclusão digital e aumentar a transparência das ações do Governo de Sergipe. A exposição do projeto foi feita pessoalmente pelo governador num encontro de 25 minutos durante o Fórum de Líderes de Governo das Américas, em Coral Gables, Flórida, nos Estados Unidos.
"Expor pessoalmente projetos de parceria com a Microsoft a Bill Gates, o homem que revolucionou a economia mundial e protagonizou uma revolução tecnológica, sem dúvida, é uma oportunidade rara para Sergipe", disse Marcelo Déda.
No encontro, do qual participaram também o governador da Bahia, Jaques Wagner, o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, e o diretor internacional da empresa para a América Latina, Luiz Sette, Bill Gates leu trechos da revista especial sobre Sergipe Digital, editada em português e inglês.
Além de tratar de parcerias entre a empresa e o Estado, Déda expôs ao empresário o momento privilegiado de crescimento econômico experimentado no Brasil, especialmente no Nordeste, e a oportunidade para incrementar o desenvolvimento sustentável.
Fórum
Para Marcelo Déda, o fórum foi extremamente proveitoso, não apenas pelo encontro com o fundador da Microsoft, mas pelos contatos feitos com autoridades do setor público e empresários de toda a América Latina. "Ficou claro que não é possível construir um projeto de desenvolvimento sustentável sem inovação, e não há como incorporar inovação sem educação", disse o governador, sintetizando o resultado do encontro.
Participaram do Fórum diversos líderes de países americanos, como o vice-presidente do Equador, Lenín Moreno, o presidente do Panamá, Martín Torrijos, e o secretário geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, além de parlamentares e políticos de vários países das américas.
Entre as experiências expostas no Fórum de Líderes, algumas se assemelham a projetos sergipanos. O Instituto Tecnológico Monterrey, no México, por exemplo, tem semelhanças com o Parque Tecnológico de Sergipe (SergipeTec), aliando disseminação de tecnologia, além da educação à distância por meio de computadores e internet.
Em outro momento, três estudantes pernambucanos expuseram ao próprio Bill Gates e aos delegados do Fórum uma invenção do grupo, que venceu o ImageCup 2006, competição anual da Fundação Bill e Melinda’s Gates, que apóia a inovação tecnológica. Trata-se do VirtualEye (olho virtual), uma pulseira que, por meio de vibrações e uma conexão GPS associada ao celular, indica a deficientes visuais um determinado destino que interesse ao portador do aparelho.
"Houve uma abertura indiscutível por parte dos executivos da Microsoft do Brasil e da América Latina para, em breve, assinar protocolo de intenções que objetivem a construção de projetos na área de inovação, educação e inclusão digital em Sergipe", disse Marcelo Déda. "A criação de um ambiente favorável à inclusão digital e à inovação serão as âncoras de contemporaneidade indispensáveis para projetos de desenvolvimento com sustentabilidade e perspectiva", complementou o governador.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Marcelo Déda apresenta a Bill Gates o projeto Sergipe Digital – Foto: Microsoft