[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para evitar alagamentos nas vias, os serviços de limpeza de canais na capital são realizados pela Emsurb, em conjunto com a Emurb, dentro de um trabalho preventivo, principalmente em meses como dezembro e janeiro, quando tem chuvas torrenciais (de verão), e no outono, quando se torna um preparativo para o inverno (chuvas constantes). Ou seja, é feito um trabalho de manutenção do serviço que foi feito preventivamente nos 36 km de canais espalhados em Aracaju.

O lixo jogado nos canais, ruas e terrenos baldios também causa danos para toda a população. Mas no período de chuva esse problema se agrava, pois contribui para a obstrução do escoamento da água em bocas-de-lobo, ocasionando alagamentos na área. Para o presidente da Emsurb, João Andrade Vieira, “há de se ter consciência que em algumas localidades o transbordamento de canais e alagamentos em algumas ruas é inevitável, pois depende de fatores como o nível da maré, volume da precipitação da chuva e até a condição topográfica. Mas a população também pode colaborar evitando jogar lixo e entulho nas ruas”, explicou.

Nesse período não há alterações nos horários e no roteiro do caminhão do lixo, pois o sistema de coleta já prevê questões relativas à chuva, apenas agiliza a coleta de entulho para não prejudicar o escoamento da água e poupar a Emurb, no sentido de reduzir os problemas de enchentes. Além disso, existe um cronograma para limpeza de ruas, sendo que em alguns locais há o sistema de mutirão para fazer a varrição e a coleta. Diferentemente da equipe padrão, há um cuidado com as áreas baixas da cidade, principalmente atendendo demandas da comunidade. São 18 equipes padrão na rua. Mas quando há ocorrência de chuvas, a Emsurb entra em alerta e já programa as equipes para situação de emergência.

Também a Emsurb promove outra mudança durante as chuvas, intensificando o plantio de mudas nas áreas verdes da cidade. De acordo com as informações da coordenação do Horto da Emsurb, Ricardo Barbosa, embora o replantio e substituição de mudas seja uma atividade normal durante todo o ano, no outono e inverno a reposição das plantas é favorecida pela alta umidade, o que também é aproveitado pela Emsurb para introdução de novos arranjos ou gramas.

Segundo Barbosa, a variedade de espécies ajudarão a ornamentar e arborizar ainda mais os diversos pontos da cidade, desde mudas de árvores a flores. “Todas as mudas que irão ser plantadas agora no período do outono foram cultivadas e cuidadas durante o verão no Horto. Se plantássemos no período de verão nas praças e avenidas essas mudas provavelmente morreriam devido ao calor, por isso cuidamos delas ainda no Horto. Com a chegada do outono, onde sempre temos chuvas, começamos a despachá-las para avenidas e praças da capital”, relata.

Saúde em primeiro lugar[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.