[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para comemorar o Dia Mundial de Combate ao Câncer que acontecerá no próximo dia 8, o Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) preparou uma semana repleta de atividades e uma programação especial destinada aos pacientes e seus familiares. Na manhã desta terça-feira, 5, o grupo Mama Fest, formado por mulheres mastectomizadas (que retiraram a mama), se reuniu com fisioterapeutas, assistentes sociais, médicos e enfermeiros para falar sobre os cuidados que devem ser tomados durante o tratamento.
 
De acordo com a coordenadora da Oncologia, Rute Andrade, as atividades realizadas durante toda essa semana vão beneficiar da criança ao adulto, sem esquecer de fazer um alerta à sociedade. “A ideia é mostrar que a mulher pode encarar a doença sem perder a autoestima. Hoje, essas mulheres têm mais vontade de viver e vivem intensamente”, afirmou.
 
Há três anos, em tratamento contra um câncer de mama, a dona de casa Luciene Ribeiro, 39 anos, destacou emocionada o que representa a oncologia em sua vida. “Oncologia é só alegria, isso é o que eu acho. Aqui eu encontrei uma família, tive exemplos de vitória e de superação. Eu me sinto bem com as minhas amigas do grupo”, comentou.
 
Para Natécia Joaquim Santana, 65 anos, uma história de superação esteve presente durante o seu tratamento, que já dura trinta anos. “Minha cirurgia aconteceu no dia 31 de maio de 1980, e de lá para cá vivenciei uma jornada de muitas quedas, e também grandes alegrias no meu tratamento. Uma dessas alegrias foi quando descobri a oncologia desse hospital, pois minha vida se transformou e hoje sou uma pessoa mais feliz, porque tenho pessoas maravilhosas ao meu lado. Superei todos os obstáculos e estou aqui viva para contar minha história”, declarou.
 
O presidente da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Emanuel Messias, participou das atividades e destacou o importante trabalho que é realizado pela oncologia do Huse. “Estamos comemorando a semana mundial de combate ao câncer e mostrando para as pessoas que existe uma perspectiva de valorização da vida. A vida às vezes coloca obstáculos que a gente precisa superar. No entanto, esses momentos são importantes e nos levam à reflexão sobre a vida”, falou.
 
Como acontece em todos os encontros semanais do grupo Mama Fest, as pacientes também participaram de uma ginástica laboral que ajuda a diminuir o estresse e melhora a autoestima. 
 
Cine Pipoca
 
Como parte da programação da Semana Mundial de Combate ao Câncer, a recepção da radioterapia se transformou em uma sala de cinema improvisada para a alegria da criançada que também teve uma manhã especial. O filme “Megamente” foi exibido e fascinou a garotada que estava atenta a cada personagem.
 
Pipoca, refrigerante e suco completaram a diversão. Em tratamento contra um câncer no cérebro e praticamente curado, o jovem Alisson Antony, 9 anos, disse que não perderia essa sessão por nada. “Adoro assistir desenhos e filmes, e esse é bem legal”, comentou. Com Pedro Henrique, 8 anos, também não foi diferente. “Já fui a um cinema e adorei, mas esse filme também é muito divertido e todos estão gostando”, afirmou.

Para Maria Gorete da Silva, 31 anos, essas atividades fazem a diferença na hora do tratamento. “Minha filha adora essas recreações que a oncologia faz, porque anima e faz ela esquecer a dor na hora do tratamento”, destacou a dona de casa falando sobre a pequena Raiane da Silva, 2 anos, e que há um ano e dois meses faz tratamento contra uma anemia falciforme.
 
Programação
 
A programação da Semana Mundial do Câncer prossegue com mais atividades. Na quarta-feira, 6, os colaboradores da Atenção Básica e da Atenção Hospitalar receberão informações sobre o que a oncologia disponibiliza atualmente. Distribuição de folders, apresentação de power point mostrando casos graves de pacientes e os procedimentos que são feitos na oncologia.
 
Na quinta-feira, 7, a programação é direcionada para as crianças, com passeio de trenzinho pelas imediações do Huse, distribuição de camisetas personalizadas e muita diversão. Já na sexta-feira, 8, o dia será de confraternização com roda de conversa entre os profissionais, distribuição de camisetas temáticas e tecidos para bordados, além do show com voz e violão do artista local Gilvan.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.