[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro-Empresa (Sebrae) entregaram na tarde de quarta-feira, 28, os Kits do Projeto Aprender a Empreender, no Colégio Estadual José de Matos Teles, em Japaratuba. Na unidade de ensino, o projeto envolve cerca de 200 alunos do ensino médio e três professores, que participaram do Curso de Pós-graduação em Empreendedorismo oferecido pelo Sebrae. Foram distribuídos 220 livros, um para cada estudante e o restante para a biblioteca. Os professores recebem material didático, composto de livro e um vídeo com o conteúdo dos cursos.

A secretária adjunta da Educação, Hortência Araújo, enalteceu a iniciativa da ação e afirmou que a intenção da SEED é ampliar o projeto por dois motivos. “O primeiro é que o curso é diretamente voltado para o desenvolvimento das habilidades dos alunos, gerando uma maior expectativa de futuro e participação social. O segundo é porque o Sebrae capacita os professores, mostrando sua preocupação em promover melhorias na qualidade do ensino ofertado na rede estadual”, enfatizou.

O diretor Administrativo e do núcleo educacional do Sebrae, Paulo do Eirado, destacou que um dos pontos positivos do programa é a capacidade de desenvolver a autonomia e a criatividade do aluno. Ele frisou que esse curso terá continuidade no terceiro ano do ensino médio. Denominado “Juntos Somos Fortes”, o curso tem 40 horas de aula e vai oferecer certificados aos alunos participantes.

Importância

O professor Luciano Acciole destacou a importância da concretização dessa ação. “Cada aluno já chega com capacidade e criatividade na sala de aula, sendo fundamental o apoio sistemático da escola para transformar informações em conhecimentos e habilidades técnicas”, acrescentou. 

Os estudantes do 2° ano do ensino médio estavam entusiasmados. Manoel Messias, de 17 anos, disse que espera aprender assuntos que permitam a descoberta de idéias que possam ser postas em prática. “Estou interessado em abrir meu próprio negócio e, com certeza, o curso irá me ajudar a descobrir em qual a área ele será”, disse o aluno Joseano Gustavo Santos.

A diretora da Diretoria Regional de Educação da região (DRE 4), Adriana Silva de Oliveira, enfatizou a contribuição do curso sobre empreendedorismo. Ela lembrou o fato do Colégio Estadual Edézio Vieira de Melo, em Capela, ter iniciado a atividade com grande interesse. “Nessa atual gestão da Secretaria de Educação, o aluno é o foco central do processo educacional, sendo necessário interagir também com outras instituições, para que possamos despertar todo o potencial criativo dos estudantes”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.