[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na manhã do último domingo, 25, a primeira etapa dos Exames Supletivos 2010 nos níveis de ensino fundamental e médio. Participaram dos exames mais de seis mil alunos. Em Aracaju, as provas aconteceram nos colégios estaduais Atheneu Sergipense, Dom Luciano, Presidente Médice e na Escola Estadual General Siqueira. No interior, as provas foram realizadas nas escolas dos municípios-sede das diretorias regionais de educação.

Foram aplicadas as provas de História, Matemática e Física para os alunos do ensino médio. Os estudantes do ensino fundamental fizeram provas de História, Matemática e Ciências. As demais disciplinas ocorrerão na segunda etapa do Exame Supletivo, que ocorrerá no dia 2 de maio.

“O Processo de organização e realização dos exames ocorreu conforme previsto sem nenhuma irregularidade. Fizemos reuniões prévias com os fiscais de sala sobre as normas de funcionamento do trabalho”, garantiu a técnica da Divisão de Exames Supletivos (Diex/Seed), professora Zenilde Dias de Melo. Ela informou ainda que o gabarito das provas estará à disposição dos alunos a partir de quarta-feira, 28, no sítio da Seed (www.seed.se.gov.br).

Oportunidade

Os exames supletivos foram criados para proporcionar às pessoas que não conseguiram terminar o ensino regular em idade apropriada a oportunidade de concluir os ensinos fundamental e médio em um espaço de tempo menor. Por isso, a comerciária Aline Brito Silva, 25 anos, estudou bastante para ter sucesso nas avaliações. “Quero prestar o vestibular para o curso de medicina veterinária. Estudei bastante para alcançar esse ideal e tenho muita esperança de concluir os meus estudos ainda este ano”, afirmou a aluna.

Já para Bruno Corrêa Silva, taxista de 20 anos, o exame supletivo foi a forma que ele encontrou para conciliar trabalho e estudo. “Trabalho muito e não tenho tempo de fazer um curso regular. Como pretendo ingressar no curso de Administração, não pensei duas vezes em fazer o exame supletivo”, revelou o rapaz.

Recuperar o tempo perdido e ter novas oportunidades foi o que motivou a dona de casa Zenilda Pereira Trindade, 47 anos, a prestar os exames. “Acho que nunca é tarde para retomar os estudos. Sempre tive o sonho de ingressar numa faculdade, por isso quero concluir o ensino básico para poder correr atrás desse sonho”, disse Zenilda.

Prosseguir com os estudos também é a meta de Idelvânio Silva, de 42 anos. “A gente deve sempre olhar para frente e procurar crescer na vida. Pretendo fazer cursos técnicos; para isso é necessário concluir o ensino médio, por essa razão tenho que aproveitar essa oportunidade com muita dedicação”, revelou Idelvânio.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.