Mais de mil alunos da rede estadual foram aprovados no vestibular
As ações empreendidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), para atender aos alunos do Ensino Médio da rede pública estadual resultaram na aprovação de 1.134 estudantes nos concursos vestibulares das redes pública e privada. Na Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram aprovados 610 alunos, 472 em universidades ou faculdades particulares e 52 na Universidade Aberta do Brasil (UAB), também ligada à UFS. Estes números ainda devem aumentar, já que muitas instituições de ensino superior particular ainda não divulgaram o resultado de seus vestibulares.
"O objetivo de todo o nosso trabalho foi melhorar as condições de acesso dos alunos ao ensino superior, garantindo-lhes os conhecimentos necessários ao desenvolvimento de suas potencialidades", afirmou o secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima.
Dos alunos do Ensino Médio regular inscritos no Processo Seletivo da UFS, o melhor resultado foi alcançado pelo candidato Cleverton Alves de Andrade, do Colégio Estadual Dom Luciano. Ele obteve 12.858 pontos e conquistou a terceira colocação no curso de Engenharia Química diurno. "Fiz uma boa pontuação durante o processo seletivo seriado e a minha expectativa era a melhor possível. Sem dúvida a minha dedicação fez a diferença e agora é só comemorar e me preparar para entrar na universidade", disse o jovem estudante de 16 anos. O Colégio Dom Luciano teve outros 47 aprovados.
O campeão de pontos entre os alunos do curso Pré-Universitário da rede estadual foi o estudante Luís Américo Ribeiro de Oliveira, do Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite. Luís fez 12.237 pontos e foi aprovado em 23º lugar no curso de Engenharia Civil. "Eu não tinha tanta motivação pra estudar durante as aulas normais. Pensava em prestar vestibular, mas faltava um estímulo e foi a partir do Pré-Universitário que comecei a me empenhar, pois percebi a qualidade dos professores. A partir disso comecei a pensar em diversas possibilidades, a exemplo da escolha do curso", explicou.
No vestibular para o curso de Ciências Contábeis diurno, o aluno Robert Fred Gomes Azevedo, do Colégio Estadual Tobias Barreto, ficou em primeiro lugar com 12.037 pontos. "Não vejo a hora de começar a estudar. Sempre pensei em prestar vestibular e ir para uma universidade, fazer novos amigos e me realizar profissionalmente. Empolgação não vai faltar", falou. No curso de Secretariado Executivo a primeira colocação também ficou com um aluno da rede estadual. José Valter Santana da Silva, que estudou no Pré-Universitário, fez 11.517 pontos.
Mudanças
"No ano de 2007 foram realizadas mudanças no Pré-Universitário, com a implementação de diretrizes democráticas e transparentes quanto ao processo seletivo de alunos e professores. Também houve uma reestruturação da carga horária e da gratificação do corpo docente", disse a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (DASE/SEED), Maria Zelita Batista Brito. Foram realizados ao longo do ano simulados, revisões e acolhimento dos alunos, visando à preparação para o vestibular.
"O DASE distribuiu 9,5 mil módulos que subsidiaram o processo de ensino-aprendizagem. Foi feito um trabalho de acolhimento diário aos mais de 3 mil alunos oriundos do interior e da capital nos quatro dias de prova da Universidade Federal de Sergipe", informou a diretora do DASE. "Cabe destacar também a realização das revisões finais com a presença diária de mais de dois mil egressos do Ensino Médio, além da realização do Simuladão da rede estadual, que atendeu um total de aproximadamente 40 mil alunos", acrescentou.
A rede estadual fechou o ano de 2007 com 610 aprovados no PSS da UFS e 52 na Universidade Aberta do Brasil. Destes, 303 são alunos do Pré-Universitário e 359 do Ensino Médio regular. Até o momento, segundo informações do DASE, foram aprovados 472 em universidades ou faculdades particulares. "Esse resultado foi por conta da mudança que fizemos de acordo com as orientações do Governo. Nossa expectativa para este ano é melhorar cada vez mais o atendimento ao aluno", destacou Zelita Batista.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Mais de mil alunos da rede estadual foram aprovados no vestibular – Luís Américo de Oliveira
- Cleverton Alves e Roberto Fred / Foto: Juarez Silveira/Educação