[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Coberto de absoluto sucesso a assembléia geral do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas/SE), que está acontecendo no Quality Hotel. Com a presença efetiva de 125 pessoas, que incluem gestores e técnicos responsáveis pela política de assistência no Estado de Sergipe, o Colegiado está reunindo o corpo técnico que atua em 73 municípios, o que implica em 97,3% de participação dos municípios sergipanos na assembléia geral do Colegiado.

Durante a assembléia, o coordenador geral de Regulação da Gestão Intergovernamental, Jaime Rabelo Adriano, representante do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome ministrou palestra dirigida aos gestores e ao corpo técnico que conduzem a política de assistência no Estado de Sergipe, destacando a importância do Colegiado de Gestores para o fortalecimento das políticas públicas ligadas à assistência social.

“Este encontro é fundamental porque estamos estruturando o SUAS e, para que possamos instaurar isso, precisamos da participação dos municípios porque estamos definindo novas regras”, observou o palestrante. “Os Colegiados de Gestores são peças fundamentais nos canais de negociação e importantes para a construção do Sistema Único da Assistência Social. Sem os Colegiados não há como estabelecer a interlocução entre os Governos no âmbito estadual e federal”, completou.

Os gestores demonstraram interesse pelo debate, destacando a importância das capacitações promovidas pelo Coegemas de Sergipe, que é presidido pela secretária Rosária Rabelo, da Assistência Social e Cidadania de Aracaju. “Este momento nos faz entender as comissões de gestão da política nacional nos seus espaços de pactuação e deliberação”, enaltece a secretária de Ação Social e Trabalho do município de Carmópolis, Berenice Costa Sobral, referindo-se às transformações da política de assistência no país. “Antes, o beneficiário não era sujeito da ação e hoje ele é”, complementa.

“É muito importante que o Coegemas de Sergipe esteja reunido. É um ganho de grande valia recebermos uma pessoa do Ministério do Desenvolvimento Social para discutir a polícia de assistência”, observou Critiane Sales Gomes, secretária de Assistência Social do Município de Telha.

Participando pela primeira vez da assembléia geral do Coegemas/SE, Ana Lúcia Freire, secretária de Assistência Social de Amparo do São Francisco, ficou deslumbrada com o nível das discussões. “Foi de grande importância participar deste encontro. Através das explicações do Jaime pude compreender melhor o papel das comissões intergestoras”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.