[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju irá entregar à população no próximo dia 29 o Hospital de Pronto-Socorro da Zona Sul Desembargador Fernando Franco, anexo ao Pronto Atendimento 24 horas do conjunto Augusto Franco. Atualmente, o Pronto Atendimento atende uma média de seis mil pessoas mensalmente, sendo que a previsão é de um aumento de 50% para os atendimentos após a inauguração do Pronto-Socorro.

A obra, que está em fase de conclusão, conta com diversos operários que vêm trabalhando incessantemente para dar os últimos retoques na estrutura. Com esta grande construção na área de saúde, a administração municipal irá oferecer atendimento preciso e de qualidade a todos os moradores do conjunto Augusto Franco e adjacências. Assim como o recém-inaugurado Hospital Municipal de Pronto-Socorro Zona Norte Dr. Nestor Piva, o da Zona Sul funcionará através do novo conceito de áreas vermelha, amarela e verde, que agilizarão o atendimento de acordo com a gravidade de cada caso.

Segundo a coordenadora do Pronto-Socorro Zona Sul, Ivana Oliveira Mendonça, os pacientes que precisarem, irão ficar internados por um período de 24 horas em observação, até serem encaminhados para uma unidade hospitalar. “Acredito que a quantidade de atendimentos irá aumentar agora também porque justamente nos meses de abril, maio e junho geralmente ocorre grande procura por atendimento médico”, disse Ivana.

O Pronto-Socorro irá contar com 20 leitos, sendo seis para observação adulta feminina, seis para observação adulta masculina, seis para observação infantil e dois para isolamentos (um infantil e outro adulto). Haverá também a disponibilidade para observação de curta permanência, de 6 a 12 horas, em poltronas devidamente instaladas para este uso. Já entrará em funcionamento o laboratório, o setor de ECG e o necrotério, faltando apenas o setor de raio x, que será implantado assim que chegar o ortopedista.

Em 24 horas de funcionamento, haverá disponível para atendimento inicialmente, um cirurgião, dois clínicos, um pediatra. “Em breve, chegará um ortopedista. Nos finais de semana serão dois pediatras, já que os postos ficam fechados e a procura é grande. Na área de enfermagem, o Pronto-Socorro irá contar com dois enfermeiros e 12 auxiliares e técnicos de enfermagem. Além disso, terá quatro funcionários na parte administrativa, três na limpeza e ainda os vigilantes”, afirmou a coordenadora Ivana, mostrando que esta iniciativa da Prefeitura de Aracaju também conseguiu gerar novos empregos.

Obras em conclusão

Já estão prontas a cobertura, a pintura e a montagem das esquadrias de alumínio. A fase final da obra inclui o acabamento da estrutura, como a limpeza da área e o paisagismo. Segundo o arquiteto e autor do projeto, Jarbas Dutra Garcia, já começaram a fazer os canteiros e jardins. “A parte elétrica está instalada e o mobiliário já chegou ao Pronto-Socorro. Posso garantir que 99% da obra está concluída”, ressaltou Jarbas.

Contando com equipamentos modernos e toda infra-estrutura necessária e adequada para o atendimento médico na região, o Pronto-Socorro tem mais de 1.300 metros quadrados de área construída. A obra, que recebeu um investimento de R$ 891.630,15, foi solicitada por meio do Orçamento Participativo e utilizou recursos próprios da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.