Mais de 71 mil atendimentos em odontologia foram realizados no mês de setembro
[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Buscando informar aos cidadãos sobre as atividades em saúde bucal, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou ontem, dia 7, o balancete dos atendimentos em odontologia no mês de setembro. Foram realizados 71.603 procedimentos nas diversas unidades de saúde do município, em creches e escolas da rede, além das visitas domiciliares.
Esse balancete tem a finalidade de discutir e apontar o crescimento dos atendimentos em saúde bucal dentro do projeto “Saúde Todo Dia”. A pesquisa foi dividida em atividades das equipes de saúde bucal inseridas no PSF – Programa de Saúde da Família – e equipes de odontólogos da rede e de apoio. Na primeira equipe foram atendidos 9.071 pacientes, sendo feitas 47.747 atividades, dentre elas curativos, exodontia (extração de dente), restaurações, tartarectomia (retirada de cálculos bactericidas dos dentes), atendimentos de urgência, aplicação de flúor e selantes, visitas domiciliares, atendimentos em grupos (palestras), dentre outras. Na segunda equipe, a dos dentistas da rede e de apoio, foram realizados cerca de 23.856 procedimentos em 7.654 pacientes.
O balancete demonstra ainda que 877 usuários completaram o tratamento no mês de setembro. A restauração com amálgama e curativo continua sendo os procedimentos de maior destaque com 8.526 e 9.419 procedimentos, respectivamente.
No que se refere às visitas domiciliares, cerca de 414 pessoas receberam os cuidados odontológicos em casa. Ao analisar o atendimento de urgência em saúde bucal, 984 usuários procuraram os serviços municipais.
Segundo Liliana Aires, supervisora de saúde bucal, o crescimento dos atendimentos no mês de setembro decorre das atividades realizadas fora da unidade de saúde e a qualificação dos serviços dentro dela. “Procuramos avaliar os índices de crescimento justamente para sabermos como tem caminhado a saúde bucal. Estamos cada vez mais buscando a qualidade dos serviços como forma de garantir a satisfação daqueles que nos procuram”, explica ela.
Esse balancete tem a finalidade de discutir e apontar o crescimento dos atendimentos em saúde bucal dentro do projeto “Saúde Todo Dia”. A pesquisa foi dividida em atividades das equipes de saúde bucal inseridas no PSF – Programa de Saúde da Família – e equipes de odontólogos da rede e de apoio. Na primeira equipe foram atendidos 9.071 pacientes, sendo feitas 47.747 atividades, dentre elas curativos, exodontia (extração de dente), restaurações, tartarectomia (retirada de cálculos bactericidas dos dentes), atendimentos de urgência, aplicação de flúor e selantes, visitas domiciliares, atendimentos em grupos (palestras), dentre outras. Na segunda equipe, a dos dentistas da rede e de apoio, foram realizados cerca de 23.856 procedimentos em 7.654 pacientes.
O balancete demonstra ainda que 877 usuários completaram o tratamento no mês de setembro. A restauração com amálgama e curativo continua sendo os procedimentos de maior destaque com 8.526 e 9.419 procedimentos, respectivamente.
No que se refere às visitas domiciliares, cerca de 414 pessoas receberam os cuidados odontológicos em casa. Ao analisar o atendimento de urgência em saúde bucal, 984 usuários procuraram os serviços municipais.
Segundo Liliana Aires, supervisora de saúde bucal, o crescimento dos atendimentos no mês de setembro decorre das atividades realizadas fora da unidade de saúde e a qualificação dos serviços dentro dela. “Procuramos avaliar os índices de crescimento justamente para sabermos como tem caminhado a saúde bucal. Estamos cada vez mais buscando a qualidade dos serviços como forma de garantir a satisfação daqueles que nos procuram”, explica ela.
Números comprovam o crescimento
Se comparar os números dos consolidados (balancetes) do mês de agosto com o de setembro, comprovará que houve um crescimento em torno de 6,5% no atendimento, ou seja, no mês de agosto foram feitos 67.476 procedimentos, subindo para 71.603 em setembro.
“Os estudos estão demonstrando o quanto o atendimento odontológico está crescendo em Aracaju. Estamos cada vez mais ampliando nossa oferta no sentido de garantir um atendimento de qualidade, principalmente na prevenção”, garante Ana Márcia Menezes de Oliveira, coordenadora de saúde bucal do município.[/vc_column_text][/vc_column]
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