[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Vigilância Sanitária da SMS – Secretaria Municipal de Saúde – realizou em 2002, mais de 6 mil inspeções nos estabelecimentos que comercializam alimentos da cidade.
Os 22 fiscais da Prefeitura de Aracaju, distribuídos em equipes que se revezam nos turnos da manhã, tarde e noite, inspecionam bares, pizzarias, padarias, restaurantes e supermercados.
As visitas são feitas sem aviso prévio e o proprietário é obrigado a abrir seu estabelecimento para a inspeção, pois de acordo com a Lei Federal 6.437 de 20/08/77, todo comerciante deve dar acesso ao fiscal sanitário.
Segundo o gerente de alimentos da SMS, Geraldo Santana, critérios como acondicionamento do alimento, higiene do local, forma de manipulação e atestado de saúde dos manipuladores são examinados. “Os comerciantes também devem dedetizar o estabelecimento de quatro em quatro meses e limpar a caixa d’água duas vezes ao ano”, informou ele.
Caso seja encontrada alguma infração, a Vigilância Sanitária do Município dá um prazo entre oito e 15 dias para adequar o estabelecimento às normas de bom funcionamento.
Após o término do prazo, os fiscais retornam ao local e, se constatada a permanência do problema, o proprietário será multado e impedido de comercializar os alimentos.
“A população também pode ajudar o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde denunciando. Para isso, basta ligar para 3179-1001 ou ir até à sede da SMS na rua Sergipe 1310, bairro Siqueira Campos” explicou Santana.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.