[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

*Com informações do Ministério da Educação

Dos 5.564 municípios brasileiros, apenas três não aderiram ao plano de metas do Compromisso ‘Todos pela Educação’. Além diss, mais de 3.400 já apresentaram ao Ministério da Educação seus Planos de Ações Articuladas (PAR), espécie de roteiro do que deve ser feito para melhorar a qualidade da educação no local. Os dados foram apresentados, nesta terça-feira, 29, em Brasília, pelo secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim, no ‘Encontro Nacional de Educação PDE: uma visão institucional’.

De acordo com Paim, desde a implantação do Plano de Desenvolvimento da Educação, foram feitas mudanças muito abrangentes. "Houve uma mudança profunda na cultura de gestão do MEC. Ficou estabelecido um novo padrão de relacionamento onde procuramos fazer um diagnóstico da educação em cada estado, município e escola pública do Brasil", relatou. O instrumento utilizado para traçar esse diagnóstico foi o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em Sergipe, por exemplo, dos 75 municípios, 49 foram considerados prioritários para o atendimento do MEC, por apresentarem baixos índices educacionais. O secretário estadual de Educação, José Fernandes de Lima, procurou a Universidade Federal de Sergipe (UFS) para buscar soluções. "Estabelecemos parcerias com a UFS e já elaboramos o PAR em todos os 75 municípios sergipanos", contou.

O estabelecimento de parcerias em prol da educação foi um ponto discutido durante todo o encontro, encerrado nesta quarta-feira, 30. "Para melhorar a qualidade da educação brasileira precisamos da ajuda de todos os envolvidos no processo educacional: pais, professores, estudantes, secretarias estaduais e municipais, universidades e o Governo Federal", defendeu o secretário executivo do MEC.

Participaram do encontro representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Conselho Nacional dos Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Concefet), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.