[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As Secretarias Estaduais de Educação e Saúde realizam nesta segunda-feira, 24, o III Encontro de Participação Juvenil PSE/SPE Sergipe. O evento acontece no auditório da Sociedade Semear, das 8h às 17h, e reúne mais de 200 alunos de escolas públicas para discutir o combate às vulnerabilidades relacionadas à saúde sexual e reprodutiva e ao uso indevido de drogas.

O coordenador estadual do Programa Saúde nas Escolas da Seed, Roosevelt Costa, informou que são 20 profissionais das áreas da educação e da saúde com o objetivo de instrumentalizar jovens estudantes para atuação efetiva nas escolas como multiplicadores.

Na oportunidade, o médico Almir Santana,  gerente do programa de DST/Aids da SES, proferiu palestra com o tema “Saúde sexual e reprodutiva e vulnerabilidades de adolescentes e jovens”. A palestra foi seguida de um debate com todos os participantes, momento em que os alunos puderam dirimir suas dúvidas sobre sexualidade e prevenção.

Para Bruna Santos, 18 anos, estudante do Colégio Estadual José de Matos Teles, o ponto forte do encontro é a oportunidade de tirar as dúvidas. “Está sendo uma ótima oportunidade de aprender coisas novas e esclarecer dúvidas e repassar para os outros estudantes”, disse.

A sua colega Bruna Rodrigues, 17 anos, também se diz satisfeita. “É importante cuidar da nossa saúde, discutir assuntos tão importantes e que geram tantas dúvidas. A equipe do programa já esteve em nossa escola, mas acredito que o encontro está sendo ainda mais esclarecedor”, relatou.

Já Osvaldo Siqueira, 18 anos, estudante do Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite, acredita na possibilidade de repassar as informações obtidas no encontro. “Se for possível reunir um grupo em minha escola para discutir esses assuntos e esclarecer outros jovens vai ser ótimo. Particularmente, já converso com meus colegas sobre essas questões. Informação nunca é demais”, disse.

Paródia

A programação contou também com o lançamento do VII Festival de Paródias sobre Prevenção de Sergipe, que acontecerá no dia 7 de dezembro de 2012. Segundo a representante da Coordenação Estadual de DST e Aids da Secretaria de Estado de Saúde, Edilma Barrozo, o objetivo do festival é provocar uma reflexão e mudança de atitude na comunidade escolar, contribuindo para a mitigação  da vulnerabilidade relacionadas às DST/Aids e hepatite.

Durante o encontro foram apresentados e disponibilizados aos jovens kits de educação produzidos pelos Ministérios da Educação e da Saúde. Houve ainda a realização de oficinas para proposição de atividades práticas de Educação entre Pares.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.