[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Termina amanhã, sexta-feira, a programação de atividades da Semana da Luta Antimanicomial: “Quero que você me aceite do jeito que eu sou”. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove o evento no Cultart (UFS) durante essa semana para acadêmicos e profissionais da área, em comemoração ao 18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Debates, oficinas, apresentações e exposições artísticas despertaram o público para os movimentos da Reforma Psiquiátrica, que no atual momento luta pela inclusão social dos portadores de deficiências e transtornos mentais.

Nos últimos três dias, mais de 120 pessoas participaram das oficinas de fotografia, boneca, corpo e movimento, corpo, atividade física e artes plásticas. De acordo com a supervisora da Rede de Atenção Psicosocial de Aracaju, Suely Matos, o objetivo da semana é avaliar como as pessoas vêem a loucura. “As oficinas estão sendo desenvolvidas para discutirmos o objeto de trabalho em cada dimensão”, informa.

Para a facilitadora da oficina Lua Artes Plásticas, Christiane Vianna, artista plástica do Caps da Prefeitura Municipal de Ouro Preto (MG), a oficina de artes plásticas está voltada para arte/terapia. “As pessoas que estão aqui hoje já trabalham nessa área e estão na oficina para aperfeiçoar os seus conhecimentos, para melhor atender e lidar com os usuários”, declara Christiane, ressaltando ainda que a arte/terapia permite a construção do conhecimento para a articulação do fazer, do exprimir e do criar, dentro de um processo em que estão presentes a organização e ordenação do pensamento e a criação da imagem para os portadores de necessidades especiais e transtornos mentais.

Para Edjane Leite, participante da oficina de artes plásticas, esse é um momento de avaliar os conhecimentos e adquirir novas técnicas de trabalho. “Eu sou coordenadora de um centro de educação especial. Para mim, essa é uma grande oportunidade de me capacitar, e de depois poder também multiplicar o que estamos aprendendo na oficina com outros profissionais da área que não puderam estar aqui”, comenta Edjane.

A comemoração do encerramento da Semana da Luta Antimanicomial acontece logo mais, à noite, no Cultart, onde os participantes vão estar recebendo seus certificados. Logo em seguida, o grupo Iacema (Cepes) vai fazer uma apresentação finalizando as atividades do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Até amanhã, sexta-feira, continua no 2° piso do Shopping Riomar, a exposição “Eu vejo a loucura assim…”, apresentando trabalhos de artistas sergipanos, dentre eles o fotógrafo Lúcio Telles, a atriz Diane Veloso e o escultor Roberto Freitas.

Debate dá continuidade à Semana de Luta Antimanicomial[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.