[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais de 12.500 estudantes da rede pública estadual participaram, na manhã do último domingo, 28, das provas de seleção para uma das 5.390 vagas ofertadas pelo Governo de Sergipe no curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação (Seed). As provas ocorreram das 9h às 12h30 e contemplaram os conteúdos programáticos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, definidas pelo processo seletivo seriado da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os testes foram realizados nos 34 polos distribuídos no estado, sendo 15 na capital e 19 no interior.
 
A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Maria Zelita Brito, setor da Seed responsável pela coordenação do Pré-universitário, informou que neste ano o número de participantes aumentou em relação ao do ano de 2009, quando se inscreveram 10.931 candidatos. Também aumentou o número de vagas, que era 4.550, e de polos, que somavam 30.
 
“O governo está cumprindo uma tarefa importante ao ofertar aos alunos e ex-alunos da rede pública estadual de ensino uma via de acesso ao ensino superior da UFS. Este é o foco principal do programa: atender a todos independentemente do período em que tenham concluído o ensino médio”, explicou a diretora.
 
Para Maria Zelita, com as aulas do Pré-Universitário, os alunos veem uma possibilidade de ascensão acadêmica, e isso mostra a credibilidade do programa. Ela explicou que, neste governo, as ações executadas pelo Dase, através da coordenação do curso, atendem também aos alunos do ensino regular das escolas estaduais.
 
Seguindo orientação da Seed, os candidatos chegaram cedo aos polos de realização das provas. Nos murais das escolas os alunos encontravam as listas contendo o nome do pretendente a uma vaga e número da sala correspondente. “Muitos ainda têm dúvida em relação ao polo e ao número da sala, por isso pedimos que chegassem com certa antecedência”, disse a coordenadora pedagógica do Dase, Grabriela Zelice de Queiroz, que acompanhava a movimentação no Colégio Estadual Dom Luciano, na capital.
 
Volta aos estudos
 
A estudante Ana Angélica Moura foi uma delas. Ansiosa para voltar aos bancos escolares, a candidata, que interrompeu os estudos por conta de uma gravidez em 2008, chegou mais cedo ao polo do Dom Luciano para checar o local das provas. “Só poderia voltar a estudar num curso gratuito, por isso vim mais cedo para garantir minha participação no processo de seleção”, disse Ana Angélica, que sonha em cursar Ciências Biológicas na UFS.
 
Antônio Reis, de 22 anos, também chegou com antecedência ao local da prova. O ex -aluno do Colégio Estadual Benedito Figueiredo quer aproveitar os ensinamentos do cursinho da Seed para tentar uma vaga no vestibular da UFS e a aprovação em cursos técnicos que pretende fazer durante este ano.
 
A secretária Acácia Maria Santos, de 47 anos, mãe de dois filhos, passou 27 anos fora do ambiente escolar. Ela retomou às atividades em 2009, quando participou do processo seletivo do Pré-Universitário no polo do Colégio Médici. “Voltei em 2009 e passei por um período de adaptação, depois de tantos anos sem estudar. Agora chegou a hora. Quero cursar Serviço Social e crescer profissionalmente, até mesmo na clínica onde trabalho”, afirmou Acácia.
 
Beneficiada pelo Prouni, Roseli Batista formou-se em História pela UFS no final de 2009. Mas, com a possibilidade de ter acesso a um curso pré-universitário gratuito e de qualidade, ela sonha em voltar aos bancos escolares para cursar Letras/Português. “Não posso perder esta oportunidade e, se Deus permitir, conquistarei uma das vagas”, disse.
 
Acesso e apoio
 
Os candidatos com necessidades educacionais especiais Valdson Francisco, Vânia Tatiana Figueiredo, Tereza Cristina de Oliveira e Verônica Menezes fizeram seus exames de seleção no Colégio Atheneu. Verônica está há três anos fazendo o cursinho Pré-Universitário. “Parece estranho dizer que estou há três anos e ainda não passei no vestibular. Mas o que acontece é que fiquei muito tempo parada, não tive a base necessária porque pulei etapas, tendo que fazer o supletivo”, explicou a candidata.
 
Para Verônica, o curso Pré-Universitário tem uma metodologia excelente e professores altamente capacitados. “Foi com os ensinamentos adquiridos neste curso que consegui minha aprovação no concurso da Secretaria da Administração para oficial administrativo”, disse a candidata.
 
Tereza também concordou com os colegas. “Tive um AVC quando estava frequentando as aulas no polo do Colégio Estadual Governador Valadares. Estava muito debilitada e fiquei acompanhando os assuntos de casa graças ao apoio dos professores do Pré, que encaminhavam todo o material didático para mim. Infelizmente, naquela oportunidade, tive que parar”, contou Tereza que, em 2011, pretende cursar Engenharia de Alimentos.
 
Vânia Tatiana Figueiredo disse ainda que a iniciativa do governo de disponibilizar o curso tem sido elogiada por muitas pessoas. “Esse é um curso excelente e não deixa a desejar aos da rede particular de ensino”, concluiu Vânia.
 
Resultado
 
O gabarito da prova será divulgado até o dia 6 de março. Já a divulgação do resultado final está previsto para o dia 20 do corrente mês. A relação das escolas-polos do Pré-Universitário estão no sítio da Seed: http://www.seed.se.gov.br

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.