[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Uma rápida olhada nos estacionamentos da capital sergipana é o suficiente para se ver uma boa quantidade de veículos estampando o adesivo dos ‘60 km’, distribuído pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), em alusão aos novos limites de velocidade estabelecidos na cidade. Dados da Coordenação de Educação para o trânsito da SMTT atestam que atualmente mais de 10 mil veículos circulam por Aracaju com o símbolo de apoio à Campanha ‘A Vida Vale Mais’.

Os adesivos foram distribuídos com mais freqüência no momento em que a campanha, lançada pelo prefeito Edvaldo Nogueira para diminuir a quantidade de mortes no trânsito, entrou na etapa ‘Velocidade Mata’, que tem o objetivo de conscientizar os proprietários de veículos para que eles respeitem o limite de 60 km. “Aqui existiam apenas duas vias nas quais era permitido que os motoristas ultrapassassem esse limite”, lembra o coordenador de educação para o trânsito da SMTT, Samuel Albuquerque.

Segundo ele, se observadas as exigências do Código de Trânsito Brasileiro, nenhuma via aracajuana se enquadra como ‘via rápida’, o que justifica a redução no limite de velocidade. No entanto, antes de punir quem viesse a exceder tal limite, foi promovida a campanha educativa. “Antes de fiscalizar e multar é necessário educar. Uma das ações do prefeito foi justamente a confecção do adesivo”, afirma Samuel, ressaltando que é comum alguns motoristas irem à escolinha de trânsito da SMTT em busca dos adesivos.

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Antônio Samarone, conta que no início da campanha havia uma certa resistência por parte dos motoristas na hora de autorizar a colocação do adesivo nas blitzen educativas. “No começo foi complicado, porque ainda não tínhamos realizado a campanha educativa, mas depois dela, as pessoas começaram a entender a proposta e aderiram”, comenta. Ao invés de fazer a distribuição de forma aleatória – o que iria onerar a Prefeitura -, a equipe da SMTT aborda os condutores e pede permissão para pôr o adesivo em seus carros.

Dentre os milhares de motoristas que foram abordados nas ruas e aceitaram estampar o adesivo como forma de apoio à iniciativa da Prefeitura, estavam as aposentadas Ardys Nelson, 77, e Terezinha Almeida, 65. A primeira diz ter gostado de ver o trabalho da PMA e parabenizou a iniciativa. “O trânsito em Aracaju estava precisando disso”, afirma. Já Terezinha revela que quando viu o pessoal distribuindo fez questão de pedir o adesivo. “Com certeza sou favorável, pois sei que está evitando muitos acidentes”, opina.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.