[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A família foi o principal tema discutido na tarde de hoje, 29, no Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRAS) Carlos Fernandes de Melo, no bairro Lamarão. O projeto de intervenção de conclusão de curso de duas estudantes de Serviço Social proporcionou além de informação, também um verdadeiro momento de integração entre mães e jovens atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

As estudantes Andréa Souza e Elaine Feitosa também atuam como estagiárias na Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Como trabalho final que será apresentado na Universidade Federal de Sergipe elas conceberam o projeto “Família: uma reflexão acerca da sua participação com o Peti”, baseado no programa desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju.

Com a participação dos jovens assistidos em uma apresentação musical elas deram início à execução do trabalho. “A família está em nosso cotidiano, tão presente nas nossas vidas, mas às vezes um tema tão complicado. É sobre isso que vamos falar aqui hoje”, disse aos presentes a estagiária Elaine Feitosa. O tema central foi exposto inicialmente através de um painel figurativo.

Elaborado pelos adolescentes com recortes de revistas e jornais e frases escritas à mão, o painel representou a realidade vivida por muitos e os anseios divididos por todos em dois tópicos: “A Família que tenho e a família que gostaria de ter”. Eles apontaram realidades como a separação dos pais, desunião familiar, violência e abandono dos filhos. E, além disso, mostraram alguns desejos constantes em todo lar, que são carinho e afeto, momentos de lazer em conjunto, participação, união e incentivo aos filhos, entre outros.

A leitura dos textos pelos jovens prendeu a atenção das dezenas de mães presentes. Entre elas, dona Ana Lúcia da Silva Santos, moradora do Lamarão e mãe de dois filhos do Peti. “Sempre que eu sou chamada para algum encontro eu venho, porque é importante participar. E hoje estou achando bonito ver o desenvolvimento deles”, disse satisfeita.

A programação elaborada pelas estudantes também conta com uma palestra proferida pela assistente social Lizandra Vieira de Oliveira sobre as “Relações Familiares e Transferência de Responsabilidade”, onde aborda conceitos que promovam uma reflexão crítica sobre o tema com essas mães.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.