Mães de Sergipe participam de pesquisa sobre saúde materna e infantil
Uma pesquisa do Ministério da Saúde vai investigar os principais problemas de saúde que atingem as mulheres, durante e após a gravidez, e as crianças menores de um ano na Amazônia Legal e no Nordeste do país. A Chamada Neonatal: avaliação da atenção ao pré-natal e aos menores de um ano terá as mães como principais aliadas.
Em Sergipe, 55 postos de vacinação em nove cidades, vão estar mobilizados na ação. Além da capital, Aracaju, o levantamento será feito também nos postos dos municípios de Capela, Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Propriá e São Cristóvão. As unidades foram selecionadas por sorteio.
As mulheres que levarem os filhos (com menos de um ano) para vacinar na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio serão convidadas a informar sobre a gravidez e o parto delas, como o bebê foi cuidado e se tiveram problemas depois que o filho nasceu.
A pesquisa é uma das ações do Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil, um compromisso do Governo Federal firmado com 17 estados das duas regiões, para reduzir a mortalidade infantil em no mínimo 5% ao ano, até 2011. O Ministério da Saúde pretende alcançar 26 mil mães, em todo o país, e obter informações importantes para identificar os problemas enfrentados por elas.
Com informações do Ministério da Saúde
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Mães de Sergipe participam de pesquisa sobre saúde materna e infantil – Foto: Márcio Garcez/SES