[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O final de semana será de demonstrações de força para mais de 100 atletas praticantes da Luta de Braço. Serão realizados no próximo domingo ,12, o Campeonato Sergipano e a Copa Cruzado de Luta de Braço. Os eventos serão simultâneos e acontecerão na praça da Avenida Visconde de Maracaju.

Os eventos contam com o apoio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, e terão as presenças de campeões nacionais do esporte, como o campeão brasileiro e terceiro no ranking mundial da categoria até 90 kg, o sergipano Alex Moura, entre outros.

O evento visa a promoção do esporte entre o público sergipano e tem fins qualificatórios, para o Campeonato Brasileiro, Copa Brasil e Campeonato Norte/Nordeste. Os atletas tem pesos e categorias definidos para cada competição, divididos em masculino e feminino.

Os ganhadores também receberão troféus e medalhas. O vencedor da categoria Absoluto – que envolve atletas de todas as categorias –, será premiado com uma bicicleta. É importante lembrar que antes do início do campeonato, os atletas passam por uma pesagem.

O presidente da Federação Sergipana de Luta de Braço, Alex Moura, disse que espera uma competição bastante disputada e que o público compareça em massa ao local. “Aqui em Sergipe, o esporte já uma realidade. Temos inúmeros adeptos e, tenho certeza, que o campeonato terá muitas emoções”, enfatiza, destacando que qualquer pessoa pode competir.

“Óbvio, que para participar da luta de braço existem algumas regras e pré-requisitos. O atleta é obrigado a competir de calça, tênis ou sapato e camisa. Não pode usar camisa regata e sandália e short, jamais. Além disso, se for usar o boné, tem que colocá-lo para trás, com a finalidade de não atrapalhar o adversário”, explica.

As inscrições podem ser feitas no local do evento e custam R$20. Maiores informações pelo telefone 9893- 4144.

Presidente campeão

Além de presidente da Federação, Alex Moura também é atleta e um supercampeão. “Já conquistei o bicampeonato Brasileiro, o tetra Norte/Nordeste, além de um campeonato baiano e outro pernambucano. Apesar de não competir oficialmente há quatro anos em Brasileiros, continuo sendo o primeiro no ranking em nível nacional e o terceiro em âmbito mundial, na categoria 90 quilos. A luta de braço é um esporte que gosto bastante.

A luta de braço, que também conhecida como braço de ferro ou queda de braço, é uma atividade esportiva em que dois contendores, com um dos cotovelos apoiados sobre superfície horizontal, enlaçam as mãos ou os punhos. Em seguida, cada um, aplicando força muscular, tenta fazer o adversário desdobrar o braço.

A luta de braço surgiu nas mais antigas civilizações. Há registros desta prática em gravuras, pinturas e estátuas. No entanto, é um esporte milenar.

A partir da década de 50, a luta de braço começou a se popularizar no Brasil. Em 1977, o esporte se oficializou no Brasil e, em 1994, foi fundada a Confederação Brasileira de Luta de Braço (CBLB).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.