Lúcia Falcón recebe prefeitas do interior sergipano
Promover a inclusão social e reduzir as desigualdades territoriais valendo-se de uma nova cultura participativa da gestão pública tem sido uma constante no governo Marcelo Déda. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb) vem cumprindo à risca essa lição e, ao longo dos poucos mais de dois anos desde sua criação, tem garantido o acesso universal dos serviços públicos aos municípios sergipanos.
A secretária Estadual do Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcón, recebeu a prefeita do município de Itaporanga D’ajuda, Maria das Graças Souza Garcez, acompanhada por cinco vereadores municipais e do deputado federal, Rogério Carvalho, a fim de discutirem sobre algumas reivindicações feitas pela gestora.
A pauta apresentada por Maria das Graças Souza é composta da solicitação para a recuperação e revitalização da orla da Praia da Caueira, a construção de um matadouro padrão, a reforma e ampliação do mercado de carnes, e nove projetos de pavimentação granítica, sendo um para a sede do município e oito para os povoados: Água Bonita, Chã, Duro II, Gravatá, Minante, Sapé, Taboca e Várzea Grande, totalizando 12 projetos cujo valor pleiteado é de aproximadamente R$ 8,5 milhões.
“É importante quando um gestor público sabe priorizar e organizar os seus pleitos e isso foi demonstrado claramente pela prefeita. O deputado federal Rogério Carvalho nos orientou em relação a alguns recursos que podem ser captados em Brasília e se comprometeu a acompanhar a prefeita ao Ministério das Cidades e pleitear as reivindicações do município. Quanto aos projetos de pavimentação e recuperação da Orla da Caueira serão encaminhados para a análise do Programa Sergipe Cidades. Em relação ao projeto de recuperação do Mercado Municipal enviaremos um engenheiro da Sedurb, ainda esta semana, para fazer uma avaliação e identificar as providências a serem tomadas”, explicou Lúcia Falcón.
A secretária também informou à prefeita outras medidas a serem adotadas pela Sedurb sobre benefícios para o município de Itaporanga D’ajuda. “Estamos com dois projetos voltados para habitação, um deles está em análise na Caixa Econômica Federal e outro pelo Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), na área de assentamentos, o qual o início das obras já foi liberado. A respeito do transporte intermunicipal, vamos marcar uma reunião nos próximos dias para negociar as reivindicações e solucionar esse impasse o quanto antes”, declarou.
Prefeita de Riachuelo
Também na manhã da segunda-feira, a prefeita do município de Riachuelo, Cândida Leite foi recebida por Lúcia Falcón. Acompanhada pelo deputado estadual, João Daniel, Cândida Leite apresentou reivindicações de projetos de infraestrutura para o município.
Junto ao arquiteto e urbanista, Wellington Costa, e da diretora de Relações Institucionais da Sedurb, Eline Sobral, a secretária Estadual de Desenvolvimento Urbano ouviu atentamente os pedidos da prefeita, que consistem na revitalização da Praça Coronel Antônio Franco, na sede do município; uma visita às instalações do Terminal Rodoviário também na sede; a pavimentação granítica em ruas dos Povoados Boa Vista e Santa Maria e ainda a pavimentação granítica e drenagem, implantação de rede de abastecimento de água, esgoto e eletrificação do Assentamento Massapé.
Atenta e sensível às dificuldades expostas, a secretária se prontificou em atender as solicitações. “Iremos encaminhar os projetos para a análise e possivelmente poderemos incluí-los nas demandas do Programa Sergipe Cidades. Enviaremos profissionais para a verificação das instalações no Terminal Rodoviário. Quanto às reivindicações para o Assentamento Massapé, iremos montar uma equipe formada pelo arquiteto e urbanista da Diretoria de Relações Institucionais (DRI), Wellington Costa, pelo diretor de Saneamento (Disan), Max Maia Montalvão, e por técnicos da Diretoria de Habitação (DHAB), da Diretoria de Projetos (Diproj) e da Diretoria de Desenvolvimento Urbano (Didurb), a fim de que, seja feita uma visita ‘in loco’ e a partir daí possamos discutir a viabilidade”, revelou Lúcia Falcón.
A secretária ressalta que o modelo de gestão implantado pelo Executivo Estadual tem gerado bons frutos. “É determinação do governador Marcelo Déda que tenhamos um diálogo mais amplo e com menos entraves para com os gestores municipais. É fundamental que os prefeitos saiam daqui satisfeitos. O apoio afirmativo aos municípios com necessidades diferenciadas está inserido no novo modelo de desenvolvimento sustentável estabelecido pelo Governo Estadual, tem sido assimilado e praticado pela Sedurb, logrando êxito”, afirmou.
- Lúcia Falcón recebe prefeitas do interior sergipano – Prefeita apresenta pedidos