Lúcia Falcón discute criação de Conselho para Região Metropolitana
A Secretária de Estado do Desenvolvimento Urbano, Lúcia Falcón, se reuniu na manhã da segunda-feira, 10, com prefeitos eleitos e os representantes da Região Metropolitana de Aracaju para tratar sobre projetos de interesses metropolitanos.
A proposta da secretária é formalizar o mais rápido possível a Região Metropolitana, que foi criada pela Lei Complementar Estadual nº 25, de 29 de dezembro de 1995, mas nunca foi ratificada pelas câmaras municipais de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristovão.
“O intuito desse primeiro contato é ressaltar o compromisso do governador Marcelo Déda em trabalhar com políticas para essa região. Problemas em áreas como transporte, habitação, saneamento e desenvolvimento econômico devem ser enfrentados pelo conjunto dos municípios. A criação da Região Metropolitana facilitaria o planejamento e a captação de recursos. A gestão deve ser compartilhada com um Conselho Metropolitano formado pelos prefeitos e o Estado”, explicou a secretária, em sua fala de abertura.
O vice-prefeito eleito de Aracaju, José Carlos Machado, registrou a satisfação em tratar desse assunto e a importância de todos os prefeitos da região metropolitana apoiarem essa iniciativa. “É hora de somarmos para o desenvolvimento. Acredito na coordenação da secretária Lúcia Falcón nesse trabalho, e pode contar com nosso apoio para o desenvolvimento da Região Metropolitana”, ressaltou.
“A iniciativa é extremamente positiva, porque os assuntos a serem abordados são comuns com as pessoas aqui reunidas. Temos temas para discutir como transporte e habitação, que interferem na Região Metropolitana como um todo e não podem ser decididos isoladamente. São assuntos recorrentes que precisam ser tratados dessa forma pelo Governo e prefeituras envolvidas, a iniciativa é louvável”, colocou Fábio Henrique, prefeito reeleito de Nossa Senhora do Socorro.
A prefeita eleita de São Cristóvão, Rivanda Farias de Oliveira, apoiou a realização de uma agenda de trabalhos em 2013, enfatizando sua preocupação com o transporte coletivo.
Como proposta e encaminhamento da reunião, Lúcia Falcón falou sobre a realização do 1º Seminário sobre Região Metropolitana que está programado para o final de janeiro, e sobre a elaboração de Planos Metropolitanos para mobilidade e habitação. A Sedurb está em fase final de produção do Plano Regional de Saneamento.
Também participaram da reunião, representantes do prefeito eleito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, coordenados pelo senhor Gilvânio Melo Albuquerque.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Lúcia Falcón discute criação de Conselho para Região Metropolitana – O viceprefeito eleito de Aracaju
- José Carlos Machado