[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o objetivo de criar indicadores de qualidade na área de manutenção, o Núcleo de Logística (Nulog) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) criou a Sala de Situação. Trata-se de uma nova tecnologia que vai qualificar os processos envolvendo não só o Setor de Manutenção, mas também das unidades de saúde, empresas e a instituição como um todo. A Sala de Situação objetiva o controle de custos e otimização de recursos.

A partir de agora, o Nulog vai relacionar todos os equipamentos existentes na rede de saúde do município de Aracaju e fazer com que eles tenham maior visibilidade e ordenamento de informações. Toda informação relacionada ao equipamento, como marca, localização de material, o número de patrimônio, o serviço pelo qual ele passou, por exemplo, serão registrados e servirão de base para avaliações e controle do Nulog.

Para dar suporte à Sala de Situação, foi organizado o Quadro Situacional dos Equipamentos. Nele, estarão as informações sobre o equipamento e todo seu histórico. Em breve, todas essas informações também estarão disponíveis num sistema único informatizado do Nulog. A auxiliar administrativa Rosângela Monteiro e a arquiteta Fernanda Felizola foram as responsáveis pela elaboração do Quadro Situacional dos Equipamentos.

“O objetivo é reduzir custos e otimizar recursos. A qualificação de processos e de sistematizações também será feita por meio de uma planilha ou um prontuário de cada equipamento. Nesse documento estará toda a vida dos equipamentos. No caso de equipamento de risco ou com tecnologias mais avançadas, o nosso técnico em eletrônica vai ao local analisar qual é realmente o problema da máquina”, disse a coordenadora do Nulog, Maria da Natividade Abreu da Costa.

O Nulog também está pesquisando com mais rigor o valor de conserto do equipamento no mercado. A finalidade é evitar gastos desnecessários. Num exemplo citado por Natividade Abreu, referindo-se a equipamentos na área odontológica da rede municipal, uma empresa orçou o conserto em R$ 28 mil. Os técnicos do Nulog fizeram um levantamento e os consertos saíram por pouco mais de R$ 7 mil.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.