Lixeiras clandestinas danificam limpeza da cidade
São duas equipes de entulho, com oito caçambas e duas pás carregadeiras. Além de três equipes distribuídas para recolher o lixo, através de três caminhões compactadores, todos disponibilizados a atender os setores da capital: centro, zona norte e zona sul, contando ainda com 60 caixas coletoras para o acondicionamento correto de entulhos.
De acordo com o gerente de limpeza urbana, Roberto Gomes, as caixas são exclusivas para entulhos. “As caixas são utilizadas de forma incorreta, muitas recebem lixo domiciliar, o que provoca mau cheiro, devido ao apodrecimento dos alimentos”, explica. Todo o trabalho é realizado por agentes de limpeza e fiscais, o que já diminuiu em 30% o número de lixo espalhado pela cidade desde o início da administração.
O gerente ressalta ainda que estes fiscais não estão nas ruas apenas para vistoriar os locais em que o lixo é colocado. “Eles estão preparados para conscientizar as pessoas de que a ajuda delas é fundamental para manter a cidade limpa”. A maioria das vezes as caixas estão a uma distância mínima dos canais, mas as pessoas insistem em colocar os detritos em local indevido.
Segundo Roberto, o tempo e as máquinas empregadas para limpeza dos mesmos pontos de lixo na cidade poderiam ser revertidos em mais serviços para a população. Mais informações sobre a utilização e solicitação de caixas coletores através do telefone 0800-2841300.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Lixeiras clandestinas danificam limpeza da cidade – Fotos: Wellington Barreto