[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Editora Diário Oficial, será lançado nesta quarta-feira, 22, o livro ‘Os Ícones de um Terremoto’. O evento acontece na Sociedade Semear, em Aracaju, a partir das 17h.

Escrito pelo jornalista sergipano e militante de esquerda Paulo Barbosa de Araújo, falecido há 10 anos, o livro é uma homenagem da família do autor que reuniu toda obra e concretizou sua publicação. Segundo a esposa de Paulo, Osa Araújo, ver o produto final do livro a deixa emocionada. “Ver de perto a obra de Paulo concretizada me deixa muito feliz e orgulhosa, afinal, o livro representa a verdadeira história da repressão de 64 no Brasil e em Sergipe protagonizada por ele nessa época”, disse.

‘Os Ícones de um Terremoto’ tem como foco a Ditadura Militar em Sergipe, relatada através de um panorama da ditadura em alguns países na América Latina, no Brasil e em Sergipe. Retrata, também, a resistência da ditadura nas prisões, as torturas e a própria experiência vivida pelo autor. Paulo Barbosa dá uma atenção especial a Operação Cajueiro, ocorrida aqui em Sergipe no ano de 1976, onde mais de uma dezena de militantes do partido comunista foram presos, torturados e alguns deles enquadrados na Lei de Segurança Nacional.

O livro faz parte do Projeto Memórias Reveladas, da Casa Civil da Presidência da República e Arquivo Nacional, lançada no dia 23 de Novembro, no Rio de Janeiro, durante o I Seminário Internacional sobre Acesso e Informação e Direitos Humanos. Também é a sétima obra publicada pela Editora Diário Oficial.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.