[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O livro Sergipe Provincial II (1840- 1889¬), de autoria da professora e historiadora Maria Thétis Nunes, está sendo utilizado como fonte de pesquisa no Programa Horas de Estudo, realizado pela Secretaria Municipal da Educação, através da Diretoria de Ensino (Densi). Ontem, a professora Thétis participou das atividades do programa no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho (Cemarh), localizado na rua Carlos Correia, bairro Siqueira Campos.

Durante o encontro com os professores da rede municipal, que contou também com a presença da secretária municipal da Educação, professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça, houve o lançamento do “Sergipe Provincial II (1840-1889)”. Cada um dos professores e coordenadores que estiveram presentes ao evento ganharam, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) um livro autografado pela escritora.

Sergipe Provincial II ( 1840- 1889) é o 4º livro da pesquisadora que trata sobre Sergipe e o 12º publicado em toda a sua carreira. A obra estuda o período da história da província a partir do golpe da maioridade de Pedro II, sendo também, uma conclusão do Sergipe Provincial I, escrito em 1978 e que abordou a província a partir de 1820.

“Meu livro relata um período muito importante da história do nosso Estado por focar uma época de muitas mudanças, tanto no Brasil como aqui. Fico feliz por ter minha obra reconhecida e poder ajudar no esclarecimento das pessoas. Ainda pretendo lançar o 5º livro sobre Sergipe, abordando desta vez a fase da República”, disse a professora Maria Thétis Nunes.

De acordo com a secretária municipal da Educação, professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça, a historiadora homenageada é um ícone da pesquisa sergipana e a intelectual que mais tem trabalhos que tratam sobre Sergipe. “Estamos felizes com o evento e vemos com clareza a importância da obra. Quero ressaltar que essa é apenas a primeira iniciativa desse tipo e que vamos fazer outras com vários autores sergipanos”, declarou Tereza Cristina.

As horas de estudo

O programa Horas de Estudo foi iniciado na década de 80, sendo destinado à formação continuada dos professores da rede municipal de ensino de diversas disciplinas. Dentro dele são oferecidas palestras, cursos e oficinas aos profissionais que se reúnem no Cemarh duas vezes por mês.

Segundo a diretora de Educação Básica da Semed, a professora Patrícia Rosalba, as horas de estudo primam pela qualidade da formação dos docentes e melhoria da prática pedagógica, sendo uma prioridade da secretaria da Educação. “Desta vez trouxemos o lançamento da obra da professora Thétis Nunes para proporcionar aos 25 professores de história e geografia participantes do programa, a oportunidade de receber um bom livro e que vai ajudá-los no cotidiano da sala de aula”, afirmou Patrícia Rosalba.

“Esse tipo de iniciativa é muito importante para os educadores. Sou professora de história, ex-aluna de Thétis Nunes e acredito que o livro vai proporcionar aos educadores uma ótima base de pesquisa. Gostaria também de parabenizar a iniciativa da Semed e desejo que essas ações aconteçam sempre, pois temos bons escritores e pesquisadores no nosso Estado”, declarou a professora Inês do Santos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.