[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, por meio das equipes da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos –, iniciou na tarde desta segunda, dia 26, a limpeza manual dos canais do conjunto Augusto Franco, no bairro Farolândia. Os serviços fazem parte do mutirão de limpeza integrado, que a empresa iniciou na segunda.
A ação, programada para esta semana, começou com duas roçadeiras que fazem o corte do mato à margem do canal. Em seguida, servidores com pás e enxadas recolhem o mato e o lixo, com o auxílio do gadanho. Por último, uma equipe faz a pintura de meio-fio, concluindo a limpeza no trecho.
Segundo a gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Lígia Gomes, a limpeza manual dos canais do conjunto Augusto Franco neste mutirão é o tipo de serviço mais adequado, pois há cerca de um mês e meio todos os canais do conjunto passaram por limpeza mecanizada. “Utilizamos uma retro-escavadeira há pouco tempo durante a limpeza programada. Recolhemos a lama e a areia depositada no fundo do canal e neste mutirão a limpeza manual tem como objetivo a manutenção do serviço executado anteriormente”, explica.
Conforme informações da equipe de limpeza, as garrafas plásticas, do tipo Pet, são o tipo de lixo mais encontrado no canal, assim como sacos plásticos. Para Lígia Gomes, é um lixo que poderia ter um fim mais adequado, não só por poluir o Meio Ambiente, mas também porque se reverte em problemas para a população, ao se transformar em criatórios de larvas para mosquitos – principalmente da dengue – ou então em instrumentos que obstruem a passagem da água. “Quando esse material chega à tubulação se acumula em arestas e bloqueia o fluxo de água, provocando, em caso de uma chuva torrencial, transbordamento e alagamentos. É necessária a consciência da população para evitar esse problema”, alerta.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.