[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Oferecer às lideranças comunitárias da capital subsídios para uma compreensão melhor sobre o que diz respeito ao programa do OP – Orçamento Participativo. Essa tem sido uma das ações da Prefeitura de Aracaju, através da Sepp – Secretaria de Participação Popular. A medida que vem sendo executada através da realização de cursos e seminários, foi mais uma vez aplaudida pelos participantes que estiveram reunidos no último sábado, dia 19, na escola Presidente Vargas, durante a realização de um curso sobre “Instrumentos de Controle”.
O Seminário tratou de Orçamento Público, Lei de Responsabilidade Fiscal e Execução Orçamentária, além de Licitação Pública. Apesar da complexidade dos temas, é do interesse da PMA oferecer aos Delegados do Orçamento Participativo, eleitos em 2001, condições reais para que todos possam exercer seus papéis com competência, e munidos de informações sobre as leis e a aplicação dos recursos públicos.
Para Valdira Araújo, delegada do OP, representante do bairro Lamarão, todos os cursos oferecidos têm contribuído para que cada um dos representantes passem a obter novas e importantes informações. “Isso mostra que a prefeitura está interessada em ver o Orçamento Participativo funcionando em todos os seus aspectos. Precisamos procurar nos informar para ajudar nossas comunidades”, diz Valdira, que na ocasião aguardava ansiosa a palestra sobre Orçamento Público.
O delegado do bairro Ponto Novo, Felisnei Costa Souza, falou da importância de adquirir novos conhecimentos. Para ele a capacitação das lideranças comunitárias e delegados do OP é de extrema importância, já que com a implantação do programa são eles quem exercem a função de elo de ligação entre o poder público e a comunidade. “Os seminários e cursos ainda favorecem a todos no sentido de funcionar como intercâmbio entre os representantes dos bairros, eleitos democraticamente, e o governo municipal”, diz Felisnei.
Aberto pelo secretário Márcio Marcedo, da Participação Popular, o seminário contou com as presenças dos palestrantes, técnicos do município de Aracaju, José Martins Gonçalves, da Secretaria de Administração, além de José Augusto Freire e Fernando Marcelino, da Secretaria de Planejamento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.