[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A psicopedagoga Conceição Vieira, PT, ex-secretária municipal de Assistência Social e Cidadania de Aracaju, foi recepcionada com festa ao tomar posse na manhã de hoje, dia 2, na Câmara Municipal de Aracaju. Ela substitui o ex-vereador Francisco Gualberto, PT, empossado na semana passada deputado estadual ocupando a vaga deixada por Antônio Francisco, deputado cassado pelo Legislativo Estadual acusado de participar da trama que culminou com o assassinato do deputado Joaldo Barbosa.
Além dos vereadores que reconheceram em Conceição Vieira uma legítima liderança comunitária, várias pessoas, inclusive artistas e crianças assistidas pelos projetos sociais da Prefeitura de Aracaju, manifestaram apoio a ex-secretária. Populares se concentraram na porta da Câmara de Vereadores para dar boas vindas à nova parlamentar. “Conceição Vieira é uma mulher de destaque, trabalhadora, valente, valiosa em nosso meio comunitário”, considera dona Maria de Lourdes Guimarães, uma das lideranças do bairro Lamarão.
A Praça Olímpio Campos ficou repleta de manifestantes. Participaram das homenagens a Banda de Pífano de Aracaju, comandada pelo cantor e compositor Tom Robson, o grupo de Idosos Peneirou Xerém, do Castelo Branco, os Grupos de Maculelê, do bairro Jabotiana e do Galpão Santa Maria e o Grupo de Flauta Doce, Violão e Coral formado por crianças e adolescentes do Projeto Criança Cidadã e do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil – Peti – assistidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. “Lourdinha e suas companheiras do Lamarão pedem a Deus que lhe abençoe em todos os seus caminhos”, revelava uma faixa exibida por moradores do Lamarão.
Entre políticos e lideranças comunitárias e sindicais estavam presentes à posse de Conceição Vieira, o prefeito Marcelo Déda, o presidente do Conselho Nacional dos Conselheiros de Tribunais de Contas, Carlos Pina, o prefeito de Japaratuba, Padre Gerard Olivier, e lideranças políticas daquele município, o superintendente do Banco do Brasil, Iomar Araújo, o presidente da Central Única dos Trabalhadores, Antonio Góis, o superintendente do Ibama, Márcio Macedo, também presidente do Diretório Municipal do PT, e o presidente do Diretório Estadual do partido, Severino Bispo.

COMETA
Para desejar boas vindas à parlamentar, discursaram os vereadores Carlos Antônio de Magalhães, o Magal da Pastoral, Kenedy Fonseca, Jane Melo, Antônio Samarone, Marcélio Bonfim e Antônio Góis – o Goisinho. O deputado estadual Francisco Gualberto estava no plenário e usou o microfone para agradecer os apoios que recebeu enquanto vereador e dizer que se sentia honrado em ser substituído por Conceição.
O vereador Antônio Samarone comparou Conceição a um cometa. “Acho que vossa excelência, apesar de estar prevista uma passagem curta, será como um cometa para iluminar esta Casa”, disse. Em seu discurso, Conceição Vieira agradeceu o apoio recebido dos colegas e devolveu a Samarone. “Quero permanecer neste parlamento, não com a força e luminosidade de um cometa que ele (Samarone) citou, mas com a minha modéstia e simples contribuição e reflexão”.
O vereador Magal da Pastoral fez um discurso emocionado para homenagear a mais nova vereadora de Aracaju. “A conheço desde ex-presidente do Diretório Municipal do PT quando entrei nesta agremiação e foi lá que senti a presença de espírito, aquele espírito suave e sublime, que está no riso e na face desta mulher. Sua vida é uma vida de doação e esta Casa precisa de companheiros e companheiras da sua nobreza e dedicação para que alcancemos a dignidade humana e social que nosso município precisa”, considerou Magal. “Conceição mudou a cara da Fundat, uma fundação que ninguém sabia o que fazia e, com sua tranqüilidade, começou a desenvolver projetos, buscando convênio e saiu trazendo várias iniciativas para que o governo Marcelo Déda se consolidasse como um governo de transformação”.
Marcélio Bonfim aproveitou o momento para criticar as reformas previdenciária e tributária propostas pela Presidência da República e o apelo que Lula fez em público ao pedir mais paciência do povo brasileiro. Mas Marcélio obteve dura resposta de Conceição. “Paciência não quer dizer omissão, passividade, fechar os olhos, ficar negligente”, disse a parlamentar. “A paciência é cuidadosa, ativa, alerta, reivindica, indica, mas respeita, não expõe, não desestabiliza e não serve de argumento para os abutres que querem a inviabilidade desses governos”, observou Conceição.
E aos mais radicais petistas no parlamento municipal na bancada da Câmara Federal, Conceição foi rígida. “Quero discutir as divergências internamente, quebrar o pau internamente, mas passar que, com todos os erros e acertos dessa administração, essa é minha administração, mesmo como parlamentar”, disse. “É neste governo que eu acredito. É no Governo Lula que eu acredito e ainda deposito a minha energia, o meu coração, a minha capacidade de realização, a minha vontade pessoal de fazer valer a vontade do povo e a construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.