Legião Feminina de Educação e Combate ao Câncer será parceira da Saúde
O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, recebeu, na última quinta-feira, 2, em seu gabinete, representantes da Legião Feminina de Educação e Combate ao Câncer (LFECC). O objetivo da visita foi dar início a uma parceria que teria como foco a prevenção do câncer em mulheres.
A presidente da LFECC, Idalina Martinez Campos, pediu a Secretaria de Estado da Saúde que ajudasse a instituição na contratação de médicos e enfermeiros para realizarem exames ginecológicos na sede da instituição. “Nós somos uma instituição de caráter filantrópico e passamos por dificuldades para pagar os poucos profissionais que nos atendem e não podemos deixar sem assistência as mulheres que dependem da gente”, disse a presidente.
Já o secretário de Estado da Saúde encarou o pedido feito pela instituição como necessário, mas almejou uma parceria mais ampla de assistência ao público feminino. “Vamos começar fazendo um convênio de parceria, depois vamos trabalhar no sentido de inserir o grupo de vocês nos serviços prestados pelo Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, o Caism. Depois vamos analisar como vocês podem nos ajudar também nessa luta contra o câncer”, ressaltou Antônio Carlos Guimarães.
Outro compromisso assumido por Antônio Carlos Guimarães foi pautar o assunto junto a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju, durante as reuniões semanais. “Vamos sentar junto com a Secretaria Municipal de Saúde para viabilizar as marcações de exames”, disse.
A Legião
A Legião Feminina de Educação e Combate ao Câncer é uma entidade filantrópica de apoio à mulheres sergipanas carentes na educação e prevenção do câncer do colo de útero e mama. A entidade ainda possui um ambulatório onde são realizados e diagnosticados exames de lâmina. Na instituição também são realizados exames de mama, colposcopia, eletrocauterização e biópsia.
No que diz respeito à educação, são realizadas diversas palestras com o intuito de orientar as mulheres sobre os diversos tipos de câncer. Trabalha na LFECC uma equipe multidisciplinar formada por médicos, assistentes sociais, contador, citotécnico, auxiliares de enfermagem, laboratório e informática. Quanto os recursos, a LFECC se mantém através de doações de pessoas físicas, jurídicas e promoção de eventos para arrecadar fundos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Legião Feminina de Educação e Combate ao Câncer será parceira da Saúde – Fotos: Wellington Barreto/SES