[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado de Turismo, Elber Batalha, recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 1º de março, o secretário de Cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes, que foi à Setur fazer a entrega da primeira parte do projeto Pro Cavernas Laranjeiras.

Em terras baixas, Laranjeiras é considerada a cidade com o maior numero de cavernas no Brasil. Ao todo, são 16 cavernas, e dessas, seis podem ser exploradas turisticamente. O projeto teve início há 3 anos, quando foi levado a Laranjeiras o Centro da Terra – Grupo Espeleológico de Sergipe, onde realizaram um estudo nas cavernas e grutas da cidade e o primeiro seminário de Grutas e Cavernas de Laranjeiras. “Resolvemos então pesquisar e descobrimos novas cavernas. Estudamos e mapeamos essas cavernas (biologia, fauna e flora) e a possibilidade de construir roteiros turísticos nessas cavernas”, explicou Irineu Fontes.

Ainda na primeira fase do projeto, também foram promovidas oficinas entre a comunidade local e monitores foram preparados e capacitados para que possam, futuramente, orientar visitas controladas aos atrativos naturais. Nesta primeira parte foi lançado um kit que contem um livro com todas as informações das cavernas, três cartilhas temáticas e um dvd com o documentário ‘Além da Pedra Furada’. O kit inclui também mapas com a localização das grutas. “Agora precisamos de um investimento para a segunda parte do projeto, porque é necessária uma exploração, além de prepará-las para transformar o roteiro que foi criado em uma atividade turística da cidade. Por isso precisamos de parcerias”.

“Este projeto é considerado inovador e pioneiro em Sergipe. Quero parabenizar o secretário Irineu pela iniciativa, a ex-prefeita Ione Sobral por ter viabilizado esta importante ação e ao atual prefeito, Juca Bala, por dar continuidade a esse projeto que vai movimentar e engrandecer ainda mais o turismo de Laranjeiras”, afirmou Elber Batalha.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.