[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Que legal pessoal! Essa idéia é muito boa”. Foi desta forma que a moradora Lourdes Ferreira, do bairro Japãozinho, zona Norte da cidade, recebeu na noite de ontem, dia 1º de agosto, o projeto “TV Cidadão”, uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secom – Secretaria Municipal de Comunicação Social. O objetivo do projeto, lançado oficialmente ontem, é promover a exibição de filmes educativos e institucionais da PMA pelos bairros da cidade.
O “TV Cidadão” consiste na exibição de clips musicais com artistas locais, filmes educativos e de saúde produzidos pela própria Secom. O ponto alto do projeto é a projeção de um curta-metragem brasileiro premiado. Inicialmente, os vídeos estão sendo exibidos em um telão adaptado no carro-de-som da secretaria.
Segundo Lourdes Ferreira, essa idéia da Secom, certamente se tornará uma opção de divertimento para as comunidades mais carentes. “Como não temos condições financeiras de ir a um cinema, trazer esses filmes aqui para nós é muito bom”, explica a moradora. “Muita gente vai deixar de ver novela”, brincou.
No lançamento do projeto no Japãozinho, os moradores, ainda desconfiados com a novidade, foram se aproximando aos poucos. Quando iniciou a exibição dos trechos dos shows de bandas de forró gravados pela TV Sergipe durante o Forrozão 2002, dezenas de pessoas entre crianças, idosos e donas de casa foram atraídas para o local.
Em seguida, a comunidade do Japãozinho assistiu a um filme com orientações sobre o combate ao mosquito da dengue, produzido pela Secretaria Municipal de Saúde. Logo após foram exibidos três curtos filmes do Plano de Prevenção da Violência Urbana e para encerrar os moradores puderam assistir o curta brasileiro “BMW Vermelho” com os atores Otávio Augusto e Denise Weinberg, cedido pela ABD – Associação Brasileira de Documentaristas – secção de Sergipe, em parceria com a Secom.
A opinião de Lourdes Ferreira foi reforçada pela dona de casa Silvia Cristina. “Esse ‘negócio’ conseguiu nos tirar de casa. É uma opção para divertir o povo daqui do Japãozinho”, reforçou. Ela disse ainda que tem algumas sugestões para a melhoria do projeto, que foram registradas pela equipe da Secom presente no local.
De acordo com a diretora da ABD, Rosangela Rocha, o projeto facilitará o acesso das comunidades carentes ao cinema brasileiro, em especial, os de curta-metragem. “Na verdade, o TV Cidadão é uma democratização da informação”, definiu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.