[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Finalizando as programações voltadas para o mês do Idoso, a Prefeitura de Aracaju realizou uma grande festa no Iate Clube de Aracaju, que reuniu mais de mil idosos atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), marcando o lançamento da 2ª edição do livro “Minha Vida Tem História”, cujo projeto envolveu a Semasc, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).

Ao final da solenidade, foi realizado o Baile da Paz e da Paixão, animado pela Banda Água Viva, que deixou a marca da alegria e emoção entre os idosos inseridos nos 24 Grupos de Convivência mantidos pela Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio do Programa de Atenção à Pessoa Idosa da Semasc.

Durante o baile, o prefeito Edvaldo Nogueira chegou ao clube e, para delírio dos participantes, falou pouco, mas tocou muito. Engajado entre os músicos, Edvaldo Nogueira tocou bateria e declarou seu entusiasmo com o Projeto Minha Vida Tem História. “Vou falar pouco para podermos dançar mais. Agradeço a presença de todos aqui e mais uma vez eu parabenizo essa terceira idade”, disse Edvaldo Nogueira momentos se misturar aos músicos para tocar bateria.

No início da programação, houve a exibição de um vídeo contando a vida dos dez idosos, autores das histórias contidas no livro Minha Vida Tem História II. Cada um deles entregou um exemplar do livro para os dez Centros de Referência da Assistência Social e das escolas municipais, que participaram do projeto. Também participaram da solenidade as secretárias Rosária Rabelo e Tereza Cristina, respectivamente da Assistência Social e Cidadania e Educação, a presidente da Funcaju, Karlene Sampaio, e o jornalista Amaral Cavalcante, reponsável pela capacitação dos idosos inclusos no projeto Minha Vida Tem História.

Emoção

A secretária Rosária Rabelo destaca a importância do momento. “Esse baile é conhecido como tradicional em homenagem ao Dia Nacional do Idoso, que é comemorado no dia 27 de Setembro. E esse ano nós resolvemos fazer no início da primavera”, explicou Rosária. “Para nós é uma alegria muito grande. Este baile tem um significado maior que é o lançamento do livro ‘Minha Vida Tem História II’, que é um projeto intergeracional que desenvolvemos com os idosos, articulando o idoso com as futuras gerações como crianças e adolescentes inseridos em programas sociais da Prefeitura de Aracaju”, disse.

“A partir da história de vida destes idosos, nós contamos um pouco para as futuras gerações a história da cidade. Então, para nós, é uma alegria muito grande esse momento, ter essa casa cheia. Isso prova que o trabalho da Prefeitura Municipal de Aracaju com a terceira idade tem ajudado na qualidade de vida desses idosos e, conseqüentemente, esse segmento social tem ajudado a construir uma cidade com mais qualidade de vida, mais alegre, mais feliz e melhor para todos”, analisa a secretária.

O sorriso estampado no rosto da aposentada Maria José Santana, 70 anos, residente no bairro Jabotiana, revela a alegria e a satisfação que o momento representa para todo o grupo. “Para mim, o projeto é de grande importância. Com ele, conheci muitas pessoas de outros Grupos de Convivência de idosos. Foi uma experiência de vida muito boa, significa uma lição de vida que estou aprendendo agora. Espero que outros eventos como esses aconteçam para os idosos”, disse, emocionada. “Agradeço a Semasc por valorizar a presença dos idosos no município de Aracaju” complementou. Maria Benvinda Costa, 73 anos, residente no bairro Jabotiana, falou da sua felicidade. “Estou muito feliz por estar aqui alegre, sorrindo e participando dessa programação voltada para o mês do Idoso. Agradeço muito a Semasc e a Prefeitura de Aracaju”, enfatizou.

O aposentado Leolpodo Moreira Andrade, 86 anos, residente no bairro Siqueira Campos, um dos idosos inseridos no Projeto, representou os idosos na solenidade e comentou sobre a sensação do momento. “Para mim é importante contar um pouco da história da minha vida. Essa solenidade traz o reconhecimento na sociedade como autores. O que eu acho mais importante nisso é a participação da Semasc cedendo todo suporte para tornar esse dia real, que é hoje”, destacou.

Para Alfredo dos Santos Ferreira, 78 anos, residente no bairro São Conrado, participar do livro foi algo interessante. “Esse projeto é muito bom. Apesar da idade que temos, essa foi a oportunidade oferecida pela Semasc para contar um pouco de minha vida para meus parentes, meus amigos, meus filhos e para aqueles que se interessem”, observou. “Depois que entrei no Grupo de Convivência, minha vida mudou para melhor. Devemos agradecer muito a esse trabalho que tem vínculo com a Prefeitura Municipal de Aracaju”, frisa.

O projeto representou momentos de emoção e conquista na vida de Luizate Souza Lima, 70 anos. “Estou muito bem participando desse projeto que é muito interessante. Esse trabalho realizado pela Semasc trouxe alegria para os idosos e momentos de felicidade, já que a terceira idade merece mais do que isso, e, com certeza, a Prefeitura de Aracaju vai realizar mais eventos que incluam os idosos”, conclui.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.