[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

 

O Governo do Estado está reintroduzindo na sua agenda a temática da qualificação de empresas para o sucesso das organizações sergipanas. Com essa afirmação, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana fez o lançamento oficial do Programa de Incentivo à Certificação e Acreditação em Sergipe (Proinc), na última terça-feira, dia 19, no Delmar Hotel. Bastante prestigiado, o evento reuniu empresários, dirigentes de órgãos públicos e autoridades locais em torno do tema, que vem sendo discutido pela Sedetec em parceria com o Movimento Competitivo Sergipe (MCS).

De acordo com o secretário, a parceria representa a convergência de interesses que há algum tempo têm sido vistos em Sergipe. "Vemos que o setor privado começa a atender ao nosso chamamento. Independente do porte da empresa todas podem e devem buscar a certificação pela qualidade, passo fundamental para elevar a sua competitividade no mercado" disse, Jorge Santana, ao ressaltar o desafio de preparar organismos públicos para que possam se certificar. "O Proinc é consistente, com plano de metas realista, e de grande importância para o Estado de Sergipe", definiu o secretário.

A apresentação do projeto foi feita pelo gerente executivo do Movimento Competitivo Sergipe, Marcel Fortes, que falou sobre a importância da certificação das empresas. "A iniciativa visa aperfeiçoar o modelo de gestão das organizações sergipanas, fazer com que as empresas tenham seus processos mapeados, possuam metas e equipes treinadas,  a fim de aumentar e melhorar o seu desenvolvimento", disse ao observar que o programa está previsto para o período de janeiro de 2008 a dezembro de 2010 e tem como meta a  certificação de 50 empresas no Estado.

Durante o evento, representantes de empresas parceiras e de participantes do programa deram seu depoimento, a fim de estimular a participação de mais empresários na iniciativa. Foi o caso de Flávio Brito, diretor da Estado da Arte Consultoria, empresa focada na área de gestão empresarial. "Dentro do Proinc participamos com algumas atividades de apoio em diversos grupos de trabalho, como na construção do modelo de produção científica na área de gestão", definiu.

Já o diretor da Clínica Homo, Adelson Chagas demonstrou a sua satisfação em ter a unidade de saúde como uma das empresas acreditadas no Estado. "Agradeço muito ao convite formulado pelo secretário Jorge Santana para participar de um evento como esse que tem como finalidade buscar reativar aquele sentimento há algum tempo adormecido com relação à qualidade no Estado de Sergipe, nesse momento de sensibilização, para que o empresariado possa buscar alternativas visando oferecer a seus clientes sempre produtos e serviços de qualidade", afirmou o diretor da clínica, que é certificada pela norma ISO 9000 desde dezembro de 2002.

Objetivos do programa         

O Proinc tem como objetivo incentivar a normalização, certificação e acreditação em gestão da qualidade, segurança, saúde, meio ambiente e responsabilidade social nas organizações sergipanas. Com execução prevista para três anos (de 2008 a 2010) o Proinc visa incentivar certificações e acreditações, e consequentemente a melhoria da gestão das organizações sergipanas, com aumento da qualidade, produtividade e competitividade.

As principais metas do Proinc até 2010 são o acréscimo de cinco certificados de empresas acreditadas ou certificadas em Sergipe no primeiro ano, sete certificados no segundo ano e dez no terceiro, totalizando 47 em dezembro de 2010 (atualmente existem 25).

O Proinc tem em Sergipe o apoio da Sedetec, Petrobras, Rede Metrológica de Sergipe, Estado da Arte Consultoria, Prominp/Rede Petrogás em Sergipe, Sebrae/SE, Conselho de Jovens Empreendedores, Associação Comercial de Sergipe, Fundação Brasil Competitivo, Sociedade Semear, Fapitec, Junior Achievement Sergipe, Fórum Empresarial de Sergipe e Federação das Indústrias do Estado de Sergipe.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.