[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A cidade de Lagarto celebrou nesta quinta-feira, 29, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, comemorado oficialmente em 1º de dezembro. A Caminhada da Atitude, que contou com a participação de alunos das redes estadual e municipal, encerrou a programação que vinha sendo desenvolvida desde o início da semana numa parceria entre a coordenação do Programa de DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e órgãos do município.

De acordo com o médico Almir Santana, coordenador do programa estadual, Lagarto é uma cidade que requer esforço cotidiano das equipes no trabalho de conscientização para o uso do preservativo. "O índice de prostituição naquela região é enorme, inclusive entre jovens. Atualmente, existem 47 casos notificados de pessoas portadoras do vírus, além de outros 21 registros de sífilis congênita. Por isso, os profissionais do município estão sempre empenhados em ações de prevenção", disse.

A coordenadora do programa em Lagarto, Josefa Marlene Santana, destacou que a comemoração do Dia da Nacional de Luta Contra a AIDS foi antecipada com o propósito de atingir um público maior. "Como hoje é dia de feira em nosso município, temos um número bem maior de pessoas nas ruas", explicou Marlene, enquanto percorria os principais pontos do centro da cidade, distribuindo material educativo e preservativos.

Segundo ela, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município já realizou este ano mais de dois mil testes anti-HIV. "Estamos sempre reforçando nossa atuação com os CTA’s itinerantes, já que boa parte da população está concentrada na zona rural. Só no mês de novembro, foram realizados três, com aproximadamente 200 testes", comentou a coordenadora, acrescentando que só na sede do município são distribuídos mais de oito mil preservativos por mês.

Mobilização

Em parceria com as secretarias de saúde dos municípios, a SES vem realizando uma série de atividades nos municípios pólos do Estado que possuem o programa de combate às doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. São apresentações de grupos de teatro, caminhadas, palestras e teleconferências para discutir o tema, além dos CTA’s itinerantes.

Em Aracaju, um importante momento de mobilização será realizado nesta sexta-feira, 30, quando milhares de pessoas vão participar da Caminhada da Prevenção. A concentração acontecerá a partir das 14h, na Praça da Bandeira, de onde os grupos seguirão com destino aos Mercados Municipais.

Confira as atividades que ainda serão realizadas na capital e no interior:

ARACAJU

30 de novembro

– Caminhada da Prevenção, saindo da Praça da Bandeira, a partir das 14 horas, com dispersão nos Mercados Municipais de Aracaju, às 17 horas.

– Ações de prevenção no Campus II da Universidade Tiradentes.

ESTÂNCIA

30 de novembro

– CTA itinerante e atividades educativas no Grupo Juventude Jovem. Encerramento com apresentação de grupo teatral.

PROPRIÁ

30 de novembro

– Atividades educativas realizadas pela equipe do CTA no posto fiscal da BR 101 e em escolas do município.

3 de dezembro

– Palestra no Colégio Nossa Senhora das Graças, às 8 horas. Encerramento com apresentação de grupo teatral.

ITABAIANA

1º de dezembro

– CTA itinerante na Praça João Pessoa, às 8 horas. Encerramento com apresentação de grupo teatral.

NOSSA SENHORA DO SOCORRO

1º de dezembro

– CTA itinerante e atividades de prevenção na praça do final de linha do Conjunto Marcos Freire III. Encerramento com apresentação de grupo teatral.

NOSSA SENHORA DA GLÓRIA
 
1º de dezembro

– Ações educativas na praça da feira, às 8 horas. Encerramento com apresentação de grupo teatral.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.