Lagartenses atendem expectativas na realização da 1ª Consocial
Emitir lista com dados de empresas que fraudaram os processos licitatórios em qualquer parte do território brasileiro e criação de um setor de transparência para passar informações necessárias de todas as prefeituras para a população. Estas foram algumas das propostas elaboradas ao longo da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial/SE) realizada nesta sexta-feira, 23, no município de Lagarto.
Com intensa participação da sociedade, cerca de 150 pessoas, o Rotary Clube da cidade ficou pequeno. Estiveram presentes representantes do Poder Público, Conselhos de Políticas Públicas e a sociedade civil, reunidos para participar de uma ação que compõe um marco histórico na política nacional e que contribuirá para a consolidação da democracia brasileira. De acordo com o prefeito da cidade, Valmir Monteiro, uma gestão transparente tem o dever de permitir o acesso às informações de interesse público, além de fomentar a mobilização social, formando cidadãos interessados em fiscalizar o governo e influenciar a gestão participativa.
“É uma satisfação imensa saber que Lagarto é o quinto município sergipano a realizar uma conferência que coloca a transparência e o controle social na administração pública como foco de discussão. Esta é a oportunidade da população lagartense acompanhar as ações da prefeitura, gerando assim uma gestão participativa e a convicção de que a verdadeira transparência é aquela que está na consciência de cada um dos gestores da coisa pública”, enfatiza o prefeito.
Ao longo da conferência em Lagarto, representantes do Governo de Sergipe e da Controladoria Geral da União em Sergipe (CGU/SE), apresentaram importantes informações sobre a importância da realização da conferência, a atuação de todos os participantes na formulação de propostas, além do processo de eleição dos delegados que representaram o município na etapa estadual da conferência, agendada para março de 2012. Além dos lagartenses, estiveram presentes representantes dos municípios de Simão Dias, Arauá, Itabaianinha, Canindé de São Francisco, Boquim, Tobias Barreto e Tomar do Geru.
Mobilização Social
Para a realização da 1ª Consocial é fundamental o engajamento de toda a sociedade para o estímulo à participação nas atividades de planejamento, gestão e controle na administração pública. Seguindo este pressuposto, a conferência em Lagarto contou com a intensa atuação dos diversos setores da sociedade.
A secretária municipal de Controle Interno de Lagarto, Alissandra Monteiro, explica que para a realização desta Consocial houve o esforço de toda uma equipe de suporte a fim de mobilizar os mais amplos agentes da sociedade para exercer o papel fundamental da cidadania.
“A disponibilização da inscrição desta conferência no site da prefeitura, por exemplo, foi uma forma de dar a oportunidade para a sociedade participar da Consocial em Lagarto, além de outros municípios, e demonstrar a transparência de nossos trabalhos. Temos a certeza que conferência irá fortalecer a democracia no município de Lagarto, assim como no Estado de Sergipe”, avalia Alissandra.
As diretrizes elaboradas e priorizadas ao longo da conferência, e após sistematizadas, seguirão para a 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social em Sergipe e, posteriormente, encaminhada à etapa nacional da conferência – que acontece de 18 a 20 de maio de 2012, em Brasília.
De acordo com o presidente da Coordenação Executiva Estadual (CEE) e secretário-adjunto da Controladoria Geral do Estado (CGE), Eujácio José, os município de Nossa Senhora do Socorro, Estância, Pacatuba e Laranjeiras foram os pioneiros na realização da 1ª Consocial no estado, e Lagarto seguiu o exemplo.
“Frente a todas essas experiências, os municípios que já convocaram a conferência devem priorizar ainda mais a conscientização da população no acompanhamento das ações dos gestores públicos. As pessoas precisam estar cientes de que o controle social é um mecanismo de fortalecimento da cidadania que contribui para a aproximação da sociedade com o seu governo e auxilia o combate à corrupção”, apontou Eujácio.
Encerramento
Com a priorização das propostas, o passo seguinte foi a eleição dos delegados que representarão o município nas etapas posteriores da Consocial, além da entrega dos certificados de participação na Conferência. O servidor público, José Álvaro da Silva, aprovou a iniciativa e prometeu representar os interesses dos lagartenses em todos os processos da etapa estadual da Consocial.
“É muito interessante participar de uma iniciativa como esta, pois saímos com conhecimentos importantes de como atuar, fiscalizar e monitorar a Administração Pública. O poder público não pode operar sozinho, sem a participação de todos nós, sociedade civil”, observa Álvaro.
O vereador e representante do Movimento Sem Terra (MST), Flamarion Déda, afirmou que eventos como a Consocial ainda são novidades para a sociedade, mas já demonstram que já fazem parte da realidade dos sergipanos e de toda a população brasileira. “É muito satisfatório participar de um processo que reforça a questão da transparência pública de uma forma tão democrática. A 1ª Consocial realmente já está na cabeça dos sergipanos e nos mostra que é possível a transformação do discurso em prática”, concluiu.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Lagartenses atendem expectativas na realização da 1ª Consocial – Fotos: Ascom/CGE