Laboratório do Huse atinge 100% de acertos em resultados de exames
O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) participa mensalmente do Programa Nacional do Controle de Qualidade (PNCQ), sendo avaliado de forma pratica e teórica através de amostras biológicas variadas de conteúdo desconhecido recebidas pela unidade. Em janeiro, o laboratório atingiu 100% de acertos.
Os resultados emitidos pelo laboratório são enviados ao PNCQ para avaliação, na qual é gerado um resultado. “Quando há concordância total, recebemos a nota B (bom). Quando o resultado é aproximado, recebemos nota A (aceitável). Se o resultado estiver errado, recebemos nota I (insuficiente)”, explicou Deborah Karlla de Melo, gerente do laboratório do Huse.
De acordo com a gerente do laboratório, toda a equipe se empenha para manter a legitimidade da qualidade do serviço prestado aos usuários do Huse. “Por isso, o laboratório vem desempenhando um excelente nível de assertividade. Nossas últimas avaliações variaram entre 93% e 97%, chegando este mês à marca dos 100%, quando recebemos B em tudo”, afirmou a gerente.
Estrutura
Montado com uma grande estrutura, o laboratório do Huse é um dos maiores e mais bem equipados de Sergipe, oferecendo assistência completa aos usuários do Serviço Único de Saúde (SUS) atendidos no hospital. Com modernos equipamentos, o laboratório agiliza o trabalho e oferece um resultado preciso.
De acordo com Cristiane Prado Menezes, coordenadora administrativa do Huse, os resultados obtidos em mais uma avaliação só vêm confirmar a qualidade técnica do serviço. “É uma segurança a mais que oferecemos aos nossos pacientes que confiam em nossos resultados. Isso só demonstra o cuidado e a satisfação com que a nossa equipe trabalha para prestar um serviço de qualidade”, destacou.
O laboratório é equipado para realização de exames de hematologia e mais de 20 tipos de bioquímicos de urgência, atingindo uma marca de 60 mil exames por mês, a exemplo de glicose, uréia, creatinina e eletrólitos. Além disso, realiza culturas de materiais biológicos, parasitológicos de fezes e até análise de secreções.
Para o técnico de laboratório, Jorge Andrade, atingir a aprovação do PNCQ em 100% é garantir o padrão de qualidade dos serviços. “Fico muito contente em fazer parte dessa equipe que presta um serviço com muita dedicação e responsabilidade. Vamos continuar assim”, concluiu.
- Laboratório do Huse atinge 100% de acertos em resultados de exames – Foto: Márcio Garcez/SES