[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Responsável pela realização de mais de 112 mil exames somente no ano passado, o laboratório de análises do Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), é o ‘coração’ da unidade Lagarto, atendendo a população da região Centro-Sul de Sergipe.

Composto por modernos equipamentos, o setor realiza uma média de 300 exames por dia, sendo essencial para o diagnóstico clínico dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), assistidos pelo HRL. “Eles são instrumentos fundamentais para a definição terapêutica do paciente”, explica Oldegar Alves Júnior, superintendente do hospital.

Segundo a biomédica Ana Maria Araújo Rodrigues, responsável técnica do setor, o laboratório do HRL funciona 24h e realiza 53 tipos de exames nas áreas de bioquímica, imunologia, hematologia, imunohematologia, bacteriologia, uroanálise e hormônios, entre outros. “A eficiência do serviço garante rapidez na emissão dos resultados, agilizando assim o tratamento aos pacientes atendidos unidade”, ressalta a biomédica.

Números e carro-chefe

Concebido a partir da Reforma Sanitária e Gerencial do SUS e inaugurado há dois anos e três meses pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o HRL garante assistência a cerca 250 mil habitantes dos municípios de Lagarto, Salgado, Simão Dias, Riachão do Dantas, Poço Verde e Tobias Barreto.

De acordo com relatório de produção no HRL, o laboratório já realizou nos primeiros três meses deste ano quase 27 mil exames, solicitados pelo pronto-socorro e demais alas de internamento do hospital. 

“Dos 9.472 exames laboratoriais realizados no mês passado, 6.233 foram da área bioquímica, tendo como carro-chefe o hemograma. Outros dois exames que são mais solicitados são os de creatinina, glicemia e uréia”, ressalta a biomédica Ana Maria.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.