[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi realizada na nesta segunda-feira, 28, no auditório da Emdagro, uma palestra sobre o Aprimoramento de Aspectos Técnicos da Produção de Mudas de Abacaxizeiro e Bananeira, cujo projeto vai dar suporte à Biofábrica de Mudas de Sergipe, lançada pelo Governo do Estado em junho do ano passado. A palestra teve como público-alvo técnicos e pesquisadores da Emdagro, Embrapa e SergipeTec.
 
Ministrada pela pesquisadora e doutora em Agronomia Fitotecnica, Aparecida Gomes de Araújo, a palestra mostrou as linhas de pesquisas que deverão ser realizadas no Laboratório Sara Brandão para a produção de mudas das culturas do abacaxi e da banana. “Nosso propósito, ao sermos convidado pela Emdagro para coordenar o laboratório, é o de darmos apoio à biofábrica, uma vez que nossas pesquisas vão proporcionar uma produção de mudas a um custo baixo, de alta qualidade e sem problemas de agrotóxicos e doenças aos nossos agricultores”, diz a pesquisadora.
 
“A projeção é que a biofábrica produza, até setembro desse ano, algo em torno de 400 mil dessas mudas de abacaxi e 100 mil de banana. Mas nossa expectativa é produzirdois milhões mudas num futuro bem próximo, inclusive ampliando também as culturas pesquisadas, estima Aparecida Araújo.
 
Segundo o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, Jodemir Pires, o projeto será desenvolvido pela empresa. “A Emdagro ficou com a coordenação do Laboratório Sara Brandão, o qual dará suporte à biofábrica através da ampliação de novas pesquisas em biotecnologias para a produção de mudas aperfeiçoadas, sendo as mesmas disponibilizadas aos agricultores rurais”, reforça.
 
A Biofábrica
 
Inaugurada pelo Governo do Estado em junho do ano passado a biofábrica é Uma unidade indutora do desenvolvimento do agronegócio em Sergipe, onde irá promover pesquisas para a introdução de novas variedades de abacaxi e banana resistentes a pragas e doenças, com alta produtividade e de boa aceitação no mercado, entre outras pesquisas.
 
Ela é resultado de um investimento de R$ 2.190.341,72, aprovado por meio de um convênio firmado com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e contrapartida do Governo de Sergipe, cujo objetivo é trabalhar com o controle de qualidade e a produção em larga escala de mudas vegetais.
 
Tem como parceiros co-autores das atividades técnico-científicas a Embrapa Tabuleiros Costeiros, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), que contarão com um espaço com um espaço de desenvolvimento de projetos de pesquisa e de inovação tecnológica, o Laboratório de Apoio Tecnológico, que auxiliará na articulação de convênios e contratos e facilitará a atração de pesquisadores e empresários.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.