[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Segurança Pública de Sergipe, Kércio Silva Pinto, é o novo vice-presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança (Consesp). O seu nome foi aprovado no último dia 29 de maio, em Manaus, durante 23ª Reunião Ordinária da entidade. Kércio foi eleito ao lado de Francisco Sá Cavalcante, secretário da Segurança do Estado do Amazonas e novo presidente do Consesp.

Na oportunidade, Kércio Pinto afirmou que, junto a Sá Cavalcante, dará continuidade aos projetos que já estavam sendo desenvolvidos pelo Consesp e adiantou que um dos principais objetivos da gestão será obter os recursos necessários pelas secretarias de segurança do país. "Precisamos promover ainda mais o aprimoramento científico, o sistema de inteligência policial, a valorização do servidor, a prevenção criminal e a aproximação com a comunidade", pontuou.

O encontro contou com a presença do secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, e de 23 secretários estaduais de Segurança. Na oportunidade, Balestreri informou que a Força Nacional de Segurança Pública será reformulada e que a cada ano, a partir de 2008, militares de todos os Estados brasileiros participaram de treinamento para estarem aptos a compor a tropa federal.

Debate

Também foram apresentadas no encontro as novas estratégias definidas pelos secretários-executivos dos Gabinetes de Gestão Integrada (GGIs). Esse planejamento deverá propor a criação de uma metodologia comum que possa medir a eficácia dos sistemas de segurança pública e o trabalho em parceria entre os setores de inteligência e estatística. O objetivo dos GGIs é promover a atuação conjunta dos órgãos de segurança para a prevenção e controle da violência e criminalidade, já que a troca de informações e experiências melhora os resultados.

Os gabinetes estaduais fazem reuniões periódicas com representantes da Polícia Federal, Rodoviária Federal, polícias Civil e Militar, guardas municipais e Corpo de Bombeiros. O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Proansci), do MJ, pretende fortalecer os GGIs estaduais e propõe a criação dessa estrutura nos municípios. A pauta da reunião ordinária ainda abriu espaço para a preparação da primeira Conferência Nacional de Segurança Pública, que será realizada em 2009.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.