Juventude em Ação trará oficinas cidadãs para a comunidade
Para a secretária municipal da Educação, professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça, o evento vai contribuir para a construção da cidadania dos integrantes do Pró-Jovem e da comunidade em geral. Ainda de acordo com a secretária, a escolha do bairro Santa Maria mostra a preocupação da Secretaria Municipal da Educação (Semed) para com a comunidade, buscando sempre oferecer atividades que desenvolvam o Santa Maria em vários aspectos.
Segundo Roberval Freitas, representante da Fundação Roberto Marinho, o evento é o ponto alto do Pró-Jovem, pois é o momento em que o projeto chega mais perto da sociedade. “As oficinas são escolhidas pelos professores e as temáticas buscam atender as necessidades da comunidade. Por exemplo, se eles percebem que muitas meninas estão engravidando mais cedo, oferecemos uma oficina sobre sexualidade”, explicou Roberval Freitas.
No evento em questão serão desenvolvidas oficinas sobre empreendedorismo, violência, sexualidade, drogas, reciclagem, música, artes plásticas, dança, teatro e reaproveitamento de alimentos. Roberval Freitas disse ainda que as oficinas de música, dança e teatro objetivam resgatar a identidade cultural dos integrantes da comunidade e valorizar a cultura local. Ele chama a atenção para a oficina de reaproveitamento de alimentos, que segundo ele, costuma ser muito bem recebida pelas mães dos jovens, pois ensina formas de ter uma alimentação mais barata.
As oficinas estarão distribuídas em dez núcleos e contarão com a participação de 600 alunos, dez assistentes sociais, dez oficineiros e 20 professores. Para que o “Juventude em ação” seja bem sucedido, o evento contará com a ajuda da Guarda Municipal, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Samu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Juventude em Ação trará oficinas cidadãs para a comunidade – Fotos: Walter Martins