Juscelino Kubitschek: educação de qualidade e incentivo ao esporte
O talento e a perseverança dos alunos da instituição também foram comprovados no esporte, quando, por exemplo, a escola conquistou o 6º lugar geral nos Jogos da Primavera 2006, entre as 200 unidades de ensino participantes.
O resultado positivo, segundo o coordenador, é fruto de vários aspectos, a exemplo da implantação do laboratório de ciências que ajudou na melhoria da absorção do conteúdo oferecido em sala de aula, já que há o apoio da prática. Os estudantes passaram a se integrar mais aos projetos e atividades oferecidos pela escola. “Os discentes se sentem motivados para estudar porque oferecemos aquilo que desejam como atividade complementar”, disse Ítalo Correia.
Na área esportiva, o J.K. oferece oito modalidades, dentre elas handebol, tênis de campo, voleibol e futsal, além do atletismo, que é o mais procurado. “Já virou até rotina os alunos que treinam atletismo receberem bolsas para estudar em colégios particulares”, informou o coordenador, ressaltando que 13 atletas da escola municipal viajaram a Brasília e a Minas Gerais integrando a Seleção Sergipana de Atletismo.
Ainda de acordo com Ítalo Correia, a escola não apresenta problemas referentes à evasão escolar, sem contar que o índice de reprovação deste ano não será alto, porque a família dos alunos está muito presente no cotidiano escolar, participando de atividades como o projeto “Escola de pais”, que envolve cerca de 300 pais ou pessoas responsáveis pelos estudantes.
Um outro projeto importante é “Escola J.K. e Comunidade do Coroa do Meio” que implementa ações voltadas para o bem-estar da comunidade onde a escola está inserida, cujos trabalhos são realizados pelos alunos das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Este mesmo apoio familiar foi encontrado durante o “II Jogos de verão”, realizado no Complexo desportivo da Unit e incluiu competições de tênis de campo, futsal e handebol. “Recentemente os alunos participaram da ‘VI Jornada cultural’, cujo tema este ano foi ‘Viver e não ter a vergonha de ser feliz’, que envolveu todas as séries e turmas”, relembrou o coordenador.
De acordo com Ítalo Correia, o objetivo maior da implantação desses e outros projetos é aumentar a auto-estima e discutir as relações interpessoais, além de trabalhar de forma multidisciplinar e transversal.
Para o estudante da 8ª série, Armstrong dos Santos Fung, a interação dos alunos nas atividades oferecidas pela instituição de ensino é muito importante. “Estudo no J.K. há quatro anos e sempre adorei estar envolvido em tudo que a unidade nos oferece, principalmente a prática do vôlei, que é um dos meus esportes preferidos”, declarou o aluno.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Juscelino Kubitschek: educação de qualidade e incentivo ao esporte – Fotos: Ascom/Semed