[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Qualificar jovens para possibilitar acesso ao primeiro emprego é uma das metas do prefeito Marcelo Deda, objetivo que vem alcançando desde que foi criado o projeto “Potencial Jovem”, que integra o programa “De Olho na Vida”, implantado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundat- Fundação Municipal do Trabalho.
Dando continuidade a programação de cursos de 2003, uma parceria firmada final do ano passado entre a Fundat e a Petrobras está possibilitando a 200 alunos na faixa de 17 a 19 anos, participarem das aulas de informática básica, que tiveram início, dia 20 último.
O treinamento irá absorver 60 horas/aula. Duas turmas de 40 alunos cada, estão praticando na Unidade de Qualificação Profissional, Praça Olímpio Campos, 700 e mais 120 alunos na Unidade Santos Dumont, Rua Sargento Brasiliano, 845.
Como é de praxe em todos os cursos oferecidos pela fundação, as primeiras 10 horas/aula são de relações interpessoais. Onde os participantes aprendem a se conhecer melhor e a se relacionar com os outros.
Passada esta etapa passam para a introdução ao Processamento de Dados, onde vão se familiarizar com o computador. A partir da segunda aula entram no universo do Windows, desvendando os mistérios do Windows Explorer, Word Excel, Word Pad, barra de ferramentas e outros.
Conforme o instrutor, Eduardo Gomes de Santana, para quem nunca mexeu com computador, o início é um pouco difícil. Para quebrar a dificuldade, ele usa uma didática bem simples comparando com atividades do cotidiano. “Por exemplo, mostro que quando uma pessoa se utiliza de caixas eletrônicos dos bancos, isto já é informática”.
Continuando, ele diz que os jovens assimilam os ensinamentos mais rápido e sentem mais interesse pelas aulas. ‘O que os atrai são as novidades no campo da informática, principalmente na área de multimídia, jogos, instalação de programas, processo de configuração de internet, e-mail, etc…”.
O presidente da Fundat, Antônio Carlos Mota, destaca a importância da parceria com a Petrobrás. Segundo afirma, o patrocínio resultou no valor de R$ 40 mil. Com a liberação de R$ 21.682,00, referente a primeira parcela, foi instalado um moderno laboratório de informática, na Unidade de Qualificação Profissional(UQP), no bairro Santos Dumont. “ A busca de parcerias com outros órgãos, possibilita oferecermos aos jovens de Aracaju, principalmente aqueles que vêm de camadas mais carentes condições de se qualificarem e dessa forma, ingressarem no mercado de trabalho”, disse Mota.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.